segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Nostálgica emoção(*) / Nostalgic emotion


Independente de aspectos técnicos, mais que tudo a foto acima tem um significado muito especial para mim, no limite um significado até mesmo emotivo, ao menos no que deu origem à mesma.

Isto porque, uns meses antes, eu havia trabalhado no projecto florestal e respectiva vedação de arame presente no lado direito da foto. No caso tendo-o eu feito ao serviço duma empresa agro-florestal cujo respectivo sócio-gerente _ vulgo patrão _ acabou por falecer de forma literalmente trágica algum tempo, meses, depois.

Pelo que mesmo após eu já não trabalhar ao serviço da empresa em causa aquando da trágica morte do seu sócio-gerente; no entanto ao passar circunstancialmente de carro neste local algumas semanas depois, não resisti a inclusive voltar atrás e fazer algumas fotos, de cujo a presente é um dos melhores exemplos. Tudo isto sob o signo de me ter sentido nostalgicamente emocionado, até porque apesar dos altos e baixos nas relações de trabalho, no limite entre patrão e funcionário's, o facto é que modo geral este patrão em concreto criava uma certa relação com os seus funcionários, que em grande medida se podia traduzir em como se os seus funcionários fossem da sua própria família _ independentemente de eu mesmo estar à devida altura dessa "familiar" relação ou não!? Mas em qualquer caso e o facto é que depois dos cerca de três anos em que trabalhei na e para empresa agro-florestal em causa e seu respectivo patrão, não consegui evitar sentir-me nostalgicamente emocionado ao passar neste local, a coincidir com um dos últimos trabalhos que fiz ao seu serviço e pouco tempo após o seu trágico falecimento.

Tudo isto, enquanto o particular momento e respectivo local em que fiz a foto, a coincidir com um contexto rural bucólico e quase humanamente desértico, à beira duma estrada regional essencialmente com transito local, onde durante horas chega a não passar carro algum, em que salvo humanamente eu e a bucólica paisagem rural envolvente só se fazia sentir uma leve brisa e se escutava ao longe o ténue chilrear dalguns pássaros em tom de recolha após mais um dia prestes a terminar, incluindo necessariamente como grande denominador comum a minha ainda fresca recordação a trabalho naquele local em conjunto com bons companheiros e ao serviço da respectiva empresa e de seu correspondente patrão em causa, tudo em acrescida associação à decadente luz de fim-de-tarde; crendo eu que com tudo isso no seu global conjunto a contribuir para a minha emocional nostalgia e por respectiva inerência para a oportuna foto acima, que na minha mente retrata acima de tudo o meu íntimo naquele momento e naquele local  _ como se necessitando eu congelar fotograficamente mais as minhas próprias emoções atrás da ocular da máquina fotográfica, do que por exemplo fotografar alguém, um lugar ou uma luz à frente da lente fotográfica, salvo que as minhas correspondentes emoções naquele momento me foram suscitadas pela eterna recordação de alguém, naquele tangível local e sob aquela fotográfica luz!

VB

(*) Não posso partilhar esta foto sem descrever o motivo por detrás da mesma: _"Nostálgica emoção"!

Obs: Peço perdão por não traduzir o anterior texto, mas o meu inglês nem de perto nem de longe chega para tal e por outro lado não confio nos tradutores automáticos que em regra fazem traduções péssimas, em especial se de mais do que uma simples frase. / I apologize for not translating the previous text, but my English not nearly nowhere near enough for this and on the other hand do not trust the automatic translators usually do translations bad, especially if more than a single sentence _ such as this example. VB