sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Invertido contraste climático...

    Novembro 2014

    Dezembro 2017

Entretanto já choveu e estou em crer que choverá razoavelmente (muito) mais _ mal será se assim não for!

Mas, no meu quase meio século de vida própria é a primeira vez que me recordo de na proximidade temporal de meados do mês de Dezembro não estar já todo o campo silvestre e agrícola verdejante. 

VB

13 comentários:

  1. E há um idiota que continua a negar a existência de alterações climáticas.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá cara Pedro! Pois esse é o idiota Mor, de resto com extensão global, mas está longe de ser o único, pois há muita/os outra/os "pequena/os" e "média/os" idiotas do género, ao meu próprio pequeno micro cosmos conheço alguma/s, para quem a destruição do meio ambiente natural global, incluído o factor climático é mera falácia sem sentido! :(
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Pois...o tempo está como quer e não com se deseja!
    gosto dos olhares!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite amiga Gracinha! Bem..."O tempo como ele quer e como nós desejamos" é algo relativo, ainda a passada semana num dia de sol radiante e com tudo seco como ainda constatável aqui pela minha região, uma pessoa dizia com relação ao dia seco e de sol radiante: "assim é que está bom, pois não gosto de chuva e é melhor para o turismo"! Além de que cada vez mais tudo aponta para o facto de que a forma "como o tempo quer estar" depende também já muito da nossa influência humana sobre o clima!
      No caso são olhares com três anos de entre meio, o primeiro feito de ocasional passagem e o segundo feito objectivamente para conjugar com o primeiro, cujo resultado é o constatável! Obrigado!

      Eliminar
  3. Incrível como, no espaço de um mês, a paisagem mudou tanto.

    Folgo em vê-lo de novo cá pela blogosfera, Victor.
    Seja muito bem revindo. :)

    Um abraço e Festas Felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso há um mês e três anos de entre as duas fotos. Mas no próprio mês de Novembro e respectivo Dezembro do transacto 2016 já os campos estavam verdes como é norma por esta altura do ano outono/inverno, enquanto no corrente 2017 já vamos na segunda metade de Dezembro e continua tudo anormalmente seco, desde logo e ao menos aqui pelo minha região.

      Obrigado pela saudação ao meu retorno, ainda que este último esteja a ser tão sofrível do ponto de vista de minha disponibilidade para por aqui estar e me manter que ainda nem visitei os espaços virtuais de todas as pessoas que sigo mais interactivamente de perto, onde já se encontra a Janita _ espero conseguir fazê-lo logo mais à noite!

      Procurarei, também, cá vir deixar uma especifica mensagem/postagem de Boas Bestas, o que não invalida retribuir desde já o abraço e votos de Festas Felizes da Janita para comigo.

      Abraço amigo e Boas Festas

      Eliminar
  4. Muito interessante olhar as duas imagens
    E o tempo continua completamente inconstante
    bom regresso
    bom fim de semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Piedade!
      De facto o tempo/clima continua inconstante e inclusive parece cada vez mais desregulado, desde logo no que a definidas estações do ano se refere.
      De momento desejo excelente semana para a Piedade.
      Abraço amigo

      Eliminar
  5. O contraste é flagrante nestas fotografias. Infelizmente a chuva que caiu não é suficiente para reparar os danos que a seca já causou...
    Desejo-lhe um bom Natal e um ano Novo cheio de coisas boas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada Graça, antes de mais obrigado pelo reconhecimento do que procurei transmitir com a conjugação fotográfica em causa, tendo por base a mais crua e flagrante realidade climática do corrente ano de 2017, que no entanto se vem gradualmente a cimentar de há tempo (anos) a esta parte, quer ao nível da crescente frequência quer da agudeza do fenómeno dito de alterações climáticas. E depois a amiga Graça toca, a meu ver, uma vertente fundamental deste mesmo fenómeno que subscrevendo-a é: _ "Infelizmente a chuva que caiu não é suficiente para reparar os danos que a seca já causou...", acrescentando eu que mesmo vindo a chover ainda o suficiente, para por exemplo repor as albufeiras, no entanto quanto mais tarde isso suceder menos hipóteses há de restabelecer os ciclos agrícolas baseados no clima, além dos próprios ciclos naturais(fauna, flora, etc., ) silvestres, o que em qualquer dos casos nos afecta humanamente, já seja duma forma mais directa e óbvia ou mais indirecta e insondável, no imediato ou aprazo...
      Haja fé em melhores dias, também climáticos...
      Felizes Festas e um excelente Novo ano para a amiga Graça Pires
      Beijos de muita estima e admiração
      VB

      Eliminar
  6. Faço minhas as palavras do Pedro...
    Impressionante a diferença entre ambas... preocupante diferença... também com base na sua própria constatação, Victor!
    Gosto de ambas as versões... com aquele certeiro ponto de mira... que nos passa sentimentos tão distintos...
    Enfim... as alterações climáticas vieram para ficar... e com os seus resultados inesperados... e catastróficos... mais cedo ou mais tarde, infelizmente...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar