sexta-feira, 15 de junho de 2018

Como a vida...


...imagem "arejada" e luminosa, com o azul celeste em fundo, ainda que, tal como a vida, composta de nuvens que à partida podem ser tão delicadas e leves como algodão, quanto agressivas e pesadas como pedras!

É claro que gosto e de resto até prefiro desfrutar da beleza e benevolência da vida, sem mais. Sendo que para o caso não é necessário qualquer mérito fotográfico, pois que facto, ao menos a meu ver, o céu retratado na foto, na sua simplicidade, é belo e aparentemente benévolo por si só _ de resto, até por isso o partilho fotograficamente aqui, pois que salvo circunstanciais excepções, inclusive porque por exemplo não sou fotojornalista para andar a fotografar os dramas da vida, o grande propósito para este blogue é, na medida do possível, de partilha fotográfica do lado mais belo ou pelo menos mais sereno da vida. Mas talvez porque falta a inocência infantil, associada à experiência de vida adulta, leve a que não só não consiga evitar, como em parte até prefira ter sempre presente que, na sua paradoxal dualidade, no limite até pelo seu maniqueísta melhor e pelo pior, a vida é sempre algo mais, ou menos, do que aquilo que aparenta _ até porque por exemplo quando estou bem não gosto de esquecer de todo quem está mal, sendo que quando estou mal não quero perder de vista o facto de que vida é também mais e/ou melhor que que isso... podendo a partir daqui chegar-se ao infinito de possibilidades de entre estar-se bem ou estar-se mal, independentemente da beleza e/ou benevolência do céu sobre a nossa cabeça, salvo ainda quando este último seja por si só factor decisivo para se estar bem ou mal e melhor ou pior, designadamente quando por exemplo um céu como o retratado pode, no positivo limite, ser anti-depressivo; enquanto, por outro inverso lado, céus compostos de determinado tipo de nuvens, podem ser e não raro confirmam-se mesmo como vendavais, em maior ou menor medida, devastadores!

Cujos céus que se fazem adivinhar para a próxima estação (Verão), são visualmente mais monótonos que o retratado acima, além de serem ainda presságio de fornalha, como seja, bons para a praia, mas ao menos para meu gosto muito menos bons para fotografar, em especial se incluindo o próprio céu na foto durante o dia solar. 

Daí que as nuvens retratadas acima sirvam para, nos momentos mais escaldantes que se avizinham, fazerem alguma refrescante sombra, ao menos mental! 😌

 VB    

Nota: Defeito de escrever e publicar de forma mais improvisada do que reflectida, acima de vinte e quatro horas após publicá-la, acabo de editar a presente postagem, da perspectiva escrita, em parte para corrigir algum pormenor que não me agradava e mas acima de tudo para descodificar um pouco a exclamação com que terminava a primeira versão, além de para conferir um pouco mais de dinâmica à mesma, o que espero ter conseguido, face a qualquer dos propósitos! VB   

28 comentários:

  1. Victor ... nuvens de algodão em azul celeste lembrando a beleza do universo!
    E quanto ao VIVER ... tal como diz ... algo mais ... algo menos!
    Gostei de ler ... bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é minha amiga Gracinha! Em muito poucas palavras disse praticamente tudo! O que naturalmente agradeço relativamente à minha foto e respectivas palavras...
      Obrigado
      Beijo
      Vb

      Eliminar
  2. Victor ... nuvens de algodão em azul celeste lembrando a beleza do universo!
    E quanto ao VIVER ... tal como diz ... algo mais ... algo menos!
    Gostei de ler ... bj

    ResponderEliminar
  3. Gosto de um céu assim salpicado de nuvens brancas.
    Na analogia com a vida, todas são assim. Por vezes, tudo azul como um céu limpo, outras com alguns problemas como esse céu, E outras ainda tão pesada quanto um céu carregado de nuvens negras.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha perspectiva pessoal, um "céu salpicado de nuvens brancas/cinza" é do mais belo que se pode apreciar.
      Quanto à analogia com a vida, umas vezes a nossa vida coincide mais e outras vezes menos com o céu sobre a nossa cabeça, mas em todo o caso quer a nossa vida quer o céu, vão oscilando entre a limpeza e o mais ou menos carregado!
      Excelente resto de semana
      Abraço
      VB

      Eliminar
  4. Estas imagens são fantásticas. Parabéns pelo conjunto em si. Adorei

    Hoje: - O meu semblante, perde-se, na melancolia { BC- Poetizando...}

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela positiva e honrosa aprecaição fotográfica, minha amiga Larissa Santos!
      Excelente resto de semana
      Beijos
      VB

      Eliminar
  5. E ficam tão bem as nuvens no azul do céu… Magnífica fotografia…
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem prejuízo de qualquer outro tipo de céu e/ou de nuvens, no entanto da minha perspectiva pessoal este é o melhor tipo de céu para fotografar por si só, também por isso muito gosto das estações intermédias (Primavera e Outono).
      Obrigado pela apreciação fotográfica que muito me apraz e honra
      Beijo, com votos de excelente resto de semana
      VB

      Eliminar
  6. Ese hermoso cuadro, parece una linda acuarela. Las flores que salpican el cielo le da mucha vistosidad.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, minha amiga! É sempre uma honra receber uma sua positiva apreciação fotográfica.
      Muchas gracias
      Besos
      VB

      Eliminar
  7. Daqui a dias estarei aí a ver esses céus ao vivo.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com meu desejo de boa viagem de vinda e de regresso, com naturalmente boa estada por cá, sob o melhor céu possível ;)
      Abraço

      Eliminar
  8. Bom dia, a foto tem elevada beleza, não conseguimos livrar-nos das nuvens leves nem das carregadas, pensado bem, seria uma chatice viver sem nuvens.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, uma vida, por si só um céu sem nuvens _ salvo eventuais excepções _ seria de facto uma chatice!
      Abraço
      VB

      Eliminar
  9. O quando estar bem pensar nos que estão mal, fez-me pensar, como às vezes é impossível ou difícil estar bem se alguém próximo a nós está mal
    Gostei do céu na fotografia e aproveitei mesmo para me refrescar do calor do dia de hoje :)
    um beijinho e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, mas no caso ao referir "quem está mal", além de quem nos é pessoal/familiarmente próximo referia-me também a todas as pessoas, em especial se incluindo crianças, que em qualquer parte do Mundo sofrem, pior se à nossa própria mão humana!
      Obrigado pela apreciação fotográfica, cujo propósito era também esse "refrescar, a menos mentalmente" do calor que vai fazendo, o que me apraz tenha funcionado com a Gábi ;)
      Beijo, resto de boa semana
      VB

      Eliminar
  10. Presságio da fornalha!
    Nossa, por aqui o inverno oficial começa amanhã mas o frio
    já está de lascar! com temperaturas de -1 e constantes geadas
    esse é o sul do Brasil..
    Boa continuação de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...pois por vezes esquece-mo-nos que o sul do Brasil é frio e cujo Inverno coincide com o Verão aqui no hemisfério norte.
      Daí recebo um pouquinho de fresco e daqui vai um pouquinho de calor, para com intermédia amenização climática entre aqui Portugal hemisfério norte e aí Brasil hemisfério sul... :)
      Cumprimentos e resto de boa semana
      VB

      Eliminar
  11. Uma imagem belíssima, que nos parece dizer, que por mais nuvens, que nos ensombrem os nossos dias... sempre haverá um céu tão maior...
    Magnifica perspectiva, das nuvens... que nos dá uma ideia de profundidade e imensidão!...
    Beijinho! Continuação de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura é basicamente essa... como seja de entre, por exemplo, o melhor e o pior da vida tal como dualmente a conhecemos e vivemos há e haverá sempre algo mais... maior... mais vasto... mais elevado...
      Obrigado, minha amiga Ana Freire
      Beijo, com votos de excelente resto de semana
      VB

      Eliminar
  12. Devemos desenvolver em nós o dom de saber apreciar. Podemos retirar um lado positivo de tudo o que nos é dado observar. Um céu com núvens faz parte da vida e é tão belo!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é minha amiga, subscrevo _ salvo que em alguns casos as nuvens podem ser "demasiado" carregadas, mas ainda assim belas!
      Beijos
      VB

      Eliminar
  13. queria leerte pero no conozco el idioma catalan??para traducirte
    grcias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O idioma não é catalão é português!
      Gracias a ti por la visita

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Excelente resto de semana para o estimado António
      Abraço
      VB

      Eliminar
  15. Obrigado a toda/os pela visita e respectivos comentários que retribuirei com todo o prazer próprio, na medida em que me vá-a sendo possível!
    Beijos e abraços
    VB

    ResponderEliminar