segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Árvore milenar / Ancient tree


A oliveira quando plantada/nascida em terrenos pobres praticamente durante a vida duma pessoa ou duma geração humana não se vê desenvolver, imagine-se então o tempo necessário para uma oliveira como a representada na foto chegar a um tronco base com cerca dum metro de diâmetro, enquanto plantada numa terra efectivamente muito pobre... eu diria que são necessários séculos, a rondar o milhar de anos ou mais!

The olive tree in poor lands practically during the life a person or a human generation does not see develop, imagine then the time required for an olive tree as shown in the picture to get a base trunk with about of a meter in diameter, while planted on land actually very poor... I would say are needed centuries to haunt the thousand years or more!

6 comentários:

  1. A oliveira é uma árvore fantástica. Pode durar séculos, sim. Além de nos dar o fruto do qual se extrai o azeite, está sempre disponível para nos dar a sua sombra naqueles dias bem quentes...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. ..ouro fino, o azeite. De resto a oliveira é só prós!

    Com gratidão por passar por este meu humilde e que procuro também honroso espaço.

    Bjos, com naturais votos de excelente semana para a, amiga, Graça

    ResponderEliminar
  3. Adoro oliveiras, ou não fosse eu alentejana, do Baixo Alentejo.

    A fotografia está um espanto e a preto e branco, eleva-me o olhar. E aquele casario, provavelmente branquinho! Um mimo para os sentidos.
    Para além da beleza, a oliveira, tal como todas as árvores, dá-nos tanto, mas tanto!

    Abraço-o com um raminho de oliveira nas mãos. Usa-se nas procissões, tb.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda, uma vez mais, no que me apraz saber uma patrícia alentejana _ Baixo Alentejo.

      É sempre um prazer que uma nossa forma de expressão própria toque o próximo de forma positiva/consequentemente inspiradora; que de resto quiçá seja esse o essencial propósito da nossa existência humana, independentemente da/s forma/s de expressão em causa, com mais tudo o prático e funcionalmente inerente à/s mesma/s! _ bem, mas começo a filosofar, peço perdão.

      De facto as árvores modo geral são uma bênção da natureza _ e tive a oportunidade de plantar dezenas, mesmo centenas de milhar delas _ de entre o que as oliveiras em particular são um verdadeiro prodígio de beleza, de resistência e de utilidade prática.

      Abraço "verdejante" deste patrício e salvo a presunção tb amigo.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Saudações, atlânticas :)

      Eliminar