sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"Poema" / "Poem"


Esta foto foi feita num sequencial contexto de fotografia de rua, mas acabou resultando algo lateral ao contexto, na medida em que aproveitando eu a oportuna proximidade da bela e simpática jovem rapariga não resisti a solicitar-lhe que posa-se para mim junto à estátua de Fernando Pessoa _ Poeta. Solicitação da minha parte a que, por gentileza da própria e mais do seu respectivo companheiro, a jovem acedeu, no que acabou resultando um retrato a pedido que como tal transcende a mera espontaneidade da designada fotografia de rua, na sua mais pura essência. Que valha então como tal: um retrato a pedido, que eu agradeço e espero honrar, enquanto autor do mesmo. / This photo was taken in a sequential context of street photography, but eventually resulted something lateral to the context, in that taking advantage of me to timely close the beautiful and friendly young girl could not resist asking you to pose to me by the statue of Fernendo Pessoa _ Poet. Request on my part that, for kidness of their own and more your respective companion, the girl agreed, in which resulted a picture on request as such transcends mere spontaneity of the designated street photography in its purest essence. What is worth so as such: a portait to order, I thank you and I hope to honor as I author of it.

4 comentários:

  1. Olá, Victor!

    Pelo que estou a ver, adora fazer fotografia. Eu, nem máquina fotográfica tenho e se tivesse não saberia como manuseá-la.

    A foto ficou mto bem, a preto e branco, e qdo pediu à moça, simpática, de sorriso franco, que posasse para si junto à estátua de Pessoa, conseguiu valorizar a fotografia, embora o poeta só tivesse amado Ofélia -risos.

    Gosta de inglês, pelo k observo, aliás, desde há uns tempos tornou-se Língua universal, não sei bem a razão. Bem fazem os espanhóis que não abdicam de falar o seu idioma, estejam onde estiverem, e os outros k os percebam.

    Abraços e dias felizes.

    ResponderEliminar
  2. Muito boa tarde Céu

    De facto gosto muito de fotografia, de Arte em geral e mas no caso também de fotografia em particular. Mas sou um mero e aprendiz amador de fotografia, muito longe de fazer Arte. Bem e se a Céu não tem máquina nem sabe fotografar, só posso dizer que nem todas as formas de expressão se adequam a todas as pessoas, e depois a Céu tem uma imaginação e uma capacidade poética que por exemplo eu não tenho, nem em termos escritos nem fotográficos. Ah! E parece que a "junção" do Poeta com esta simpática jovem, ao menos fotograficamente e salvo imponderável, estará para durar muito mais do que a sua "junção" com Ofélia!!! _ :-)))

    Na verdade não sei Inglês, falado ou escrito, mas os tradutores automáticos associados a uma minha mínima noção linguística ajudam-me a escrevinhar ao menos algumas pequenas frases. O que faço porque, segundo as estatísticas no blogue, durante mais dum ano a esmagadora maioria dos visitantes deste meu blogue eram de origem ou pelo menos de localizações anglo-saxónicas, especialmente dos EUA, pelo que passar a titular ou a descrever as fotos também em inglês foi o mínimo que eu pude fazer para agradecer e/ou honrar essas mesmas visitas _ ainda que confessamente eu desconheça os seus verdadeiros propósitos e/ou interesses com relação à minha fotografia!?

    Abraço, felicidades

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Victor!

    Então, clicou duas vezes na sua reposta? Distraiu-se, foi? As minhas desculpas pelo reparo, pke o blogue é todo seu.

    Embora aprendiz de fotografia, acho que tem mta arte no métier, sinceramente falando. Eu de Arte, não entendo nada, embora tenha feito dois anos de História de Arte na Faculdade com 14 de nota. enfim, sei distinguir o Românico do Gótico e sei os nomes das diversas partes de uma coluna: base, fuste e capitel.

    Pois, imaginação foi "coisa", que nunca me faltou e na escola primária, a Professora da 4ª classe quis falar com a minha mãe, pke achava que eu pegava num tema em redação e dali ia sempre parar ao amor, à sensualidade e aos afetos, mas, digo-lhe que o fazia, inconscientemente. Só tinha 10 anos. Depois no Secundário e na Faculdade aconteceu o mesmo, mas a "doença" agravou-se, pke já tinha noção do k estava a escrever. Sempre que era necessário fazer introduções nos trabalhos, e isso acontecia sempre, era eu k as fazia, pke tinha jeito pra pôr frases "melosas", k punham alg. professores, homens, "babando". Na oralidade, sempre fui uma mosquinha morta, envergonhada e tímida, mas os 2 anos k fiz de psicologia comportamental e didática, fizeram-me mto bem e hoje consigo falar em público com serenidade e certeza do k estou a dizer.

    Bem, eu sei umas coisinhas de inglês, mas como adoro francês, vou esquecendo aquele. Acho k sei o suficiente para se for a alg. país onde se fale, predominantemente, inglês, eu consiga "desenrascar-me" e não morrer à fome e à sede - risos.

    Pois, isso acontece tb como o meu blogue, estando em 1º lugar, Portugal, em 2º o Brasil e em 3º os EUA. Já troquei impressões com alg. blogueiros e acontece-lhes, exatamente o mesmo. Os EUA estão normalmente em 2º lugar nas visualizações, mas ninguém sabe a razão. Ora, não percamos energias a pensar nesse tipo de coisas, mas que foi um gesto mto simpático da sua parte, Victor, ah, isso foi. Parabéns!

    Dias e noites felizes.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia para a Céu.

    Não tem de pedir-me desculpas por um reparo que eu agradeço. E não, ñ me distrai a clicar 2 vezes, mas por qualquer motivo que eu desconheço, o mesmo fenómeno tb sucedeu na resposta que dei a uma outra pessoa (Gaspar de Jesus) noutra publicação (Inusitado) aqui do Blogue; o que neste último caso descobri fortuitamente e imaginando k seria caso único ñ confirmei se o mesmo haveria sucedido tb na resposta que dei à Céu, levando a que neste último caso eu não tenha eliminado a respectiva duplicação. Pelo k quem tem de pedir perdão sou eu, com efeito a partir do presente.

    Se a amiga Céu ñ entende nada de Arte, tendo feito 2 anos de História de Arte na Faculdade, imagine eu que nem de qualquer faculdade estive minimamente próximo _ salvo a Faculdade da Vida, em que sou acima de tudo um auto didacta, com todos os prós e contras inerentes. O que sem qk falsa modéstia, ao nível fotográfico sou mesmo um aprendiz que produz mt mais lixo do que produto aproveitável. Pelo que grato pelas palavras: "...acho que tem mta arte no métier...", de que tão pouco me faço imodestamente rogado, pois k se o k fotograficamente exponho ñ é arte é ao menos exponível sem auto humilhações de maior. Que já agora de forma muito resumida e eventualmente anti-académica, Arte para mim é essencialmente e acima de tudo uma qk expressão, em especial humana, que me transporta para níveis sensoriais que transcendem o normal e comummente corrente, ainda que e/ou até pq em muitos casos a Artística expressão humana inerente, possa e deve incluir este último (normal e comummente corrente).

    Meu Deus! A auto descrição da própria imaginação da Céu, digo eu que é basicamente uma forma de Arte em si mesma; em que qt a concretizar a sua imaginação de forma inicialmente inconsciente e inclusive a partir da infância terá que ver com questões genéticas e/ou por si só naturalmente inatas à Céu, se assim se pode dizer, a Céu será uma predestinada! A quem enquanto tal desejo se realize o mais plenamente possível. De resto fico feliz pela complementar oralidade que lhe conferiram os dois anos de psicologia comportamental e didática. Parabéns.

    Eu pessoalmente sempre fui péssimo em idiomas estrangeiros, bem na escola fui basicamente péssimo em tudo; e mas como há quem aprenda ou pelo menos desenvolva capacidades poliglotas tão só via comunicação social, tenho de chegar à conclusão de que eu sou mesmo péssimo, também, a este nível de idiomas estrangeiros _ ainda que com alguma universal humanidade, se em última instância, creio que também me "desenrascaria" em qualquer parte do globo, salvo que seja mera ilusão minha!? :-)))

    Objectivamente não o sabia, mas pela minha própria experiência já imaginava que os EUA se destacariam dalguma forma na visualização de Blogues, mesmo que origem extra EUA. Mas também não penso muito nisso, salvo que sem prejuízo de em qualquer outra parte do Globo é tb sabido que nos EUA há alguns especialistas em aproveitar publicações (texto, fotografia, etc.,) alheias e negociar com elas, incluindo ainda que com os EUA como a grande potencial Mundial, acabe por haver uma certa e neste último caso compreensível paranóia securitária nos EUA que os leva a tender vigiar o resto do Mundo, com mais ou menos fundamento e para bem ou para o mal! Sendo estes, ao menos, dois dos potenciais motivos para o destaque dos EUA no seguimento de Blogues (páginas de Net), inclusive extra EUA. Mas incluindo os excluindo estes potenciais casos, enquanto durante algum tempo tendo eu mais seguidores no EUA do que em qualquer outra parte do Globo, incluindo Portugal, tão pouco quis deixar de corresponder na medida do possível a tal facto, o que no caso foi e ainda é como mínimo titulando as minhas publicações também em inglês. Agradecendo eu agora a interpretação da Céu, como de simpatia, por este meu tradutor gesto, tanto mais se com a Céu dar-me os parabéns por ele. Obrigado amiga!

    Com votos dum excelente dia que corre, com natural extensão aos dias e noites subsequentes...

    Abraço

    ResponderEliminar