domingo, 23 de outubro de 2016

Raízes / Roots


8 comentários:

  1. Hello, Victor (com "c" atrás, ainda. Felizmente que a Língua, como tudo, evolui)!

    Ora, aqui temos uma excelente foto, onde há mais extrospeção do que introspeção, digo eu. Não sei, não sei se aquelas nuvens, ao fundo, não serão explosões dos sentires. Ah, estou tão filosófica e psicanalista!!!

    Abraço com estima e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Céu, seja muito bem-vinda! Eu sei que é um erro informal ou até já oficial, mas no caso diria que segundo me soa melhor continuo a escrever umas coisas em consonância com o acordo ortográfico e outras não _ digamos que "tiro partido" de ambos os lados. Isso que tendo eu a descomprometida vantagem de não ser um linguista, nem formal nem informalmente, limitando-me a escrever auto didacticamente o que não posso e/ou não quero deixar de escrever.

    Obrigado pelo de "excelente foto", em que se esta última não é extropectiva é pelo menos resultado de deambulação externa! E que como se costuma dizer: "de poetas e loucos todos temos um pouco", ao que acrescento eu agora que talvez de "filósofos e psicanalistas" também! ;-)

    Abraço e feliz semana amiga Céu

    ResponderEliminar
  3. Ola, Victor!

    Eu já o adotei o AO há mto, pke acho que as letras k não dizemos, não as devemos escrever. A hifenização, tb já quase a pus de parte, tal como alg. acentuação, nomeadamente em formas verbais e isto nada tem a ver com o Português do Brasil, onde relva se chama grama. Engraçado as pessoas dizerem k não aceitam o AO e depois a falar e até a escrever, dizem: tudo bem? Essa não é a minha praia, chover no molhado e tantas outras expressões. As telenovelas brasileiras vieram influenciar a linguagem de mta gente portuguesa, sobretudo a menos esclarecida, culturalmente.

    É isso! Temos em nós, um pouco de tudo.

    Uma boa semana, sem chuva.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Céu

      Bem! Com relação ao AO, depois da resposta que dei anteriormente é melhor nem entrar em dialogo, porque seguramente "perco", em especial quando a minha anterior resposta ao respeito não implica um meu profundo conhecimento objectivo do AO em si mesmo, nem respectivamente de entre o pré e pós AO _ aliás como também referi eu sou essencialmente um autodida(c)ta nesta coisa da expressão escrita, inclusive por razões que ao menos em parte a própria razão desconhece! Limito-me então a dizer que insistir em escrever o meu próprio nome com ...c..., ao menos de e para comigo mesmo tem de todo mais que ver com razões de, se assim se pode dizer, afectiva fidelidade às origens, independentemente de acordo ou de não acordo ortográfico. De entre o que enquanto for minimamente legitimo continuar a fazê-lo, por mim mesmo continuarei a ser-lhe(me) fiel, inclusive renovei o Cartão de cidadão há pouco mais de um ano, já com o AO em pleno vigor e ainda assim o próprio Arquivo de Identificação continuou e escrever o meu nome com adição do: c.

      Subscrevo plenamente a Céu em: "Temos em nós, um pouco de tudo."

      Uma boa semana para mim, no presente momento deve incluir chuva _ aqui pelo Sul do País (Alentejo/Algarve) mais um (3.º) ano sem chuva ameaça tornar-se dramático! Isto por mais compreensivelmente incomoda que seja a chuva, mas tal como nós também a própria Vida contém um pouco de tudo, de resto contem-nos a nós!

      Abraço amiga

      Eliminar
  4. Uma fotografia maravilhosa a lembrar os campos da infância.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! De resto a foto em causa tem tudo que ver com as minhas próprias origens rurais, e também, por isso a titulei de "Raízes".

      Uma excelente semana também para si, se assim me é permitido designá-la, amiga Graça.

      Beijos de muita consideração e tanto quanto possível amizade.

      Eliminar
  5. Excelente imagem :)

    obrigada pela visita, Victor.
    também gostei de aqui passar. e voltarei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu por esta sua visita e correspondentes palavras, incluindo a promessa de regressar. O que para mim será sempre um grato prazer recebê-la aqui neste meu humilde e mas que pretendo tão honroso espaço quanto para merecer a reincidente visita, da Laura Ferreira _ acrescida e mas também aliciante responsabilidade!

      Ao passar no seu "Sitio das pequenas coisas", desde logo o prazer e respectivo proveito é meu.

      Saudações

      Eliminar