quinta-feira, 27 de abril de 2017

Perspectivas


Providencial

A cerca de última dezena e meia de fotos por mim aqui publicadas, independente de mais recentes ou de mais remotas, derivam todas do meu arquivo fotográfico, alguma delas já com mais de dois anos em arquivo. Seja que na era digital em que é muito fácil clicar fotograficamente, mesmo que eu passe semanas e até meses sem fotografar em absoluto, no entanto num só dia também posso chegar a fazer algumas centenas de fotos. Pelo que no espaço temporal de mais de dois anos, posso dizer que a cerca de dezena e meia de fotos aqui em causa saiu de entre milhares de outras fotos. No entanto sempre que tive de procurar alguma delas eu sabia exactamente que foto queria de entre centenas ou mesmo milhares. Isto porque muitas ou mesmo a maioria das fotos que se fazem é porque é digitalmente muito fácil fazê-las, desde logo na base em que um cartão de memória digital de menos de dez €10 suporta uns milhares de fotos, ao menos no formato JPEG, mas também muitas centenas de fotos no formato RAW _ em qualquer dos casos com possibilidade de se apagarem para dar lugar a outras. O que não raro redunda em que muitas das fotos feitas nessa base de facilitismo digital, são meras fotos de circunstancial oportunidade face a diversos assuntos e/ou de compensação expositiva face a um só assunto, em qualquer dos respectivos casos sem substantivamente maior significado. Pelo que quando eu sei que foto quero e respectivamente procuro, de entre centenas ou milhares doutras, mesmo meses ou anos após tê-la originalmente feito, é porque essa foto foi feita com um determinado objectivo e/ou teve um particular significado para mim quando originalmente a fiz, que no caso não foi um objectivo e nem é um significado meramente de circunstancial oportunidade face a diversos assuntos fotografáveis e/ou de complementar compensação face a um só determinado assunto fotográfico, tendo sim sido feitas com um objectivo e contendo um significado substancialmente importantes em si mesmos e/ou para mim _ ainda que dai por vezes também resultem fotos tecnicamente imperfeitas, mas por compensatória regra substancialmente aproveitáveis _ independentemente de eu as partilhar/publicar no imediato ou a prazo.

Pelo que, apesar de e/ou até por tudo, na cerca de última dezena e meia de fotos por mim aqui publicadas, incluindo a que ilustra esta presente publicação, está seguramente substancial parte da minha melhor fotografia ou que pelo menos eu auto considero como tal, nos cerca de já mais de dois anos a esta parte. Isto numa presente fase em que não ando muito ou mesmo nada fotograficamente motivado/inspirado, pelo menos no que a fazer novas fotos respeita, até porque a fotografia não é propriamente uma prioridade para mim e/ou para a minha vida, pelo menos no sentido em que não vivo da fotografia, como seja que de momento há coisas que me preocupam e ocupam muito mais do que a necessidade de fotografar, como desde logo a mais básica e imediata necessidade de subsistir, inclusive para poder continuar a fotografar. Mas como tão pouco renego a minha prazenteira, lúdica, recreativa e/ou cultural curiosidade fotográfica, quiçá até providencialmente por isso vou ao menos aproveitando para recuperar o que posso ou necessito do meu próprio arquivo fotográfico, a ilustrativo exemplo da foto "Perspectivas" acima; até porque continuar a fazer novas fotos, muitas delas coincidentes com meras instantâneas fotográficas sem grande sentido fotográfico ou substancial significado de vida, na pior das hipóteses coincidindo mesmo com lixo fotográfico, será segura e alternativamente melhor aproveitar alguma dezena de fotos substancialmente importantes em si mesmas e/ou mais marcantes para mim, de entre centenas ou mesmo milhares doutras. Dai que as circunstancias que de momento me estão a fazer recorrer ao meu arquivo fotográfico em alternativa a fazer novas fotos, até sejam providenciais em si mesmas! VB

Sem comentários:

Enviar um comentário