domingo, 23 de julho de 2017

Reflexiva quietude, sob o luar, à beira mar


...após o buliço dum agitado dia de praia, em pleno Verão (Julho).

Vou aproveitar esta foto para dizer que:

_ Sendo eu natural originário e opcional habitante do interior rural, de que naturalmente gosto, no entanto também sempre senti natural atracção pelo litoral marinho, por si só por água. Tendo havido tempo em que chegava a fazer mais de sessenta quilómetros para cada lado, mais duma vez por semana e de entre exigentes dias de actividade laboral/profissional, tão só para ir à praia no Verão e/ou para simplesmente ir ver o mar no Inverno. No entanto, por motivos que ao menos em parte eu não procurei sequer entender ainda objectivamente, o facto é que na última dúzia de anos, só me recordo de ter ido duas vezes à praia, a ultima das quais há cerca de quinze dias e não durante mais que duas horas. Além de que apesar de eu ir com alguma frequência à região litoral, por motivos que não têm directamente que ver com o mar enquanto tal, respectivamente durante esta mesma última dúzia de anos chego a (quase) esquecer-me que desse mesmo litoral faz parte o próprio mar. Isto salvo que quando em regra pego na máquina fotográfica sem concreto objectivo pré-definido, à partida a minha natural tendência é a de procurar o litoral e o próprio mar ou então a proximidade de cursos de água, mesmo que neste último caso no interior rural. Sendo que não vou agora aqui auto interpretar esta minha tendência, nas globais circunstancias em causa, pelo que se assim for dado deixo essa possível interpretação ao critério de quem aqui me lê e/ou por si só observa as minhas fotos. Que neste último caso, como no concreto exemplo acima são maioritariamente concretizadas em zona costeira ou na proximidade de cursos de água, como algo que me é particularmente inspirador, desde logo do ponto de vista fotográfico. 

De entre o que, acima de tudo, espero que as fotos que aqui partilho transmitam algo de tão minimamente positivo e satisfatório a quem as observa quanto o que e como eu sinto ao fazê-las _ mesmo que algumas me dêem um pouco mais de trabalho a fazer e/ou a editar, incluindo ainda as que me produzem muitas duvidas com relação a partilha-las ou não(?!). Mas que quando partilhadas é porque as assumo como o meu fotográfico melhor do momento.

Com votos duma excelente resto de fim-de-semana.

VB 

6 comentários:

  1. Tanto esta foto como a anterior estão magníficas. O preto e branco resultou fantástico neste anoitecer com luar. Gosto muito e arriscaria (sem certeza absoluta) a dizer que estamos nos Olhos de Água... Será? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais muito obrigado pela positiva alusão às fotos em causa _ o que tenho em muito boa consideração enquanto vindo do sensível olhar fotográfico da Luísa. Quanto aos Olhos de Água... em cheio _ profunda conhecedora do Algarve _ apraz-me, muitos parabéns.
      Abraço

      Eliminar
  2. VB
    a foto está sim muito inspiradora e transmite aquilo que escreveu no meu espaço, relax...total.
    gostei muito deste registo.
    ainda não explorei o P&B mas esta resultou e muito bem.
    bom domingo!
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... é sempre um prazer receber positiva correspondência externa aquilo que temos como nosso, no caso meu, fotográfico melhor próprio. Tanto mais se essa correspondência vem de pessoas, como no presente caso da Piedade que eu mesmo tenho em muito boa conta para com essa positiva apreciação.
      Obrigado.
      Se me é permitido dar-lhe uma dica, a mesma é a de que não force o que quer que seja, no caso concreto face ao P&B ou a qualquer outra modalidade fotográfica, salvo se sentir esse natural apelo, em que então sim vá-a em frente, até onde e como isso lhe seja naturalmente aliciante _ por si só à imagem e semelhança da sua já "imperfeita" expressão fotográfica colorida, que vale muito atractiva e inspiradoramente bem como e enquanto tal.
      Beijos :)

      Eliminar
  3. O olhar é lindo!
    O mar seduz me e eu troquei o mar pelo rural para cuidar dos meus pais que já faleceram e ainda não regressei!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, em mais um caso que muito considero pelo seu, da Maria Ladeira, sensível olhar fotográfico próprio.
      Com lamento pelo falecimento dos seus pais, resta-me acrescentar que quer o litoral marinho quer o interior rural contêm os seus próprios encantos; o bom é que nos sintamos bem onde estamos, sem prejuízo de onde não estamos e mas onde frequentemente vamos ou podemos ir! :)
      Bjos, com muita estima

      Eliminar