sábado, 22 de dezembro de 2018

Idade's...


...cabem múltiplas e diversas gerações humanas na vida duma árvore (oliveira), cujo crescimento desta última é lento e a respectiva vida pode alcançar uma idade centenária ou mesmo milenar! VB

                        __________________ " ____________ " ___________________


Obs: O que se segue é um meu auto compromisso, de entre versões mais sucintas e mais extensas, do que e como exposto!

Gosto, muito, de fotografia.

Se depende-se simplesmente de mim, dentro da margem de livre arbítrio/escolha que naturalmente temos ou pelo menos julgamos ter _ que é um assunto em si mesmo _, tendo por respectiva base alguns meus princípios existenciais, que nada tinha que ver com prática ou sequer com objectiva consciência fotográfica, mas que dalgum modo não deixaram de incluir observação fotográfica, da minha correspondente parte pessoal escolhia a fotografia e/ou as artes visuais modo geral como prioridade na e para a minha vida; ao menos como exclusão de partes, face a uma múltipla possibilidade de escolha, com relação à que em parte ou não tive qualquer oportunidade ou acima de tudo para a que não tive natural vocação/faculdade própria, ainda que em muitos casos sejam possibilidades que à partida me agradam, como por genérico exemplo, qualquer actividade que envolva criatividade e/ou isolamento produtivo, onde por exemplo se encaixa a presente expressão escrita que se me impôs por si só, com alternativa em actividades colectivista que envolvam um genuíno e natural espírito de corpo e/ou de missão para o que cada individuo dá o melhor de si com relação ao conjunto e respectivamente a cada um dos restantes indivíduos, desde logo por naturalmente genuína motivação própria de cada qual, aquém e além das mais ou menos indispensáveis hierarquias sociais ou de grupo inerentes, a mero e mas não necessariamente exclusivo titulo de exemplo dos colectivistas desportos de equipa, mais publicamente reconhecidos.

Mas desde logo e tão só de entre as duas formas de expressão (escrita e fotográfica) como origem e base de sustentação desta minha existência virtual, diria e digo que a escrita me escolheu a mim e que eu escolhi a fotografia. Cujo, apesar das duras penas/exigências que de origem me trouxeram à expressão escrita, tendo a primordial paixão e/ou dor existencial, em associação ou dissociação a vivências factores concretos do comum dia-a-dia e/ou a uma qualquer vivência de excepção, como grande fundamento base, acaba no entanto esta última (escrita) por me sair natural e espontaneamente, por sua circunstancial/providencial imposição própria, na minha vida; enquanto a lúdico-recreativa expressão fotográfica, cuja respectiva prática eu escolhi, tendo como fundamento base a hipnótica atracção que uma boa foto exerceu em mim desde sempre, no entanto a minha própria prática fotográfica exige-me recorrente esforço material, técnico, físico, anímico, sensorial ou existencial geral _ se acaso, logo aqui, de entre a escrita que me escolheu e se me impôs acima de quase tudo o mais e a fotografia que eu escolhi e mas que está remetida a uma dimensão subalterna desde logo face à escrita, acabe colocando em causa a minha margem de livre arbítrio/escolha próprio/a inerente(!) _ tudo sem prejuízo de em diversos casos, circunstancias e contextos, as duas expressões, escrita e fotográfica, poderem ou deverem ser complementaremente compatíveis de entre si.

Que aprofundando um pouco mais, no relativo à escrita diria que contra todas as expectativas de partida, até então, comecei a escrever acto espontâneo numa determinada sequência que é uma história em si mesma, já em minha plena idade adulta, à altura (1995) para tão só necessitar sobreviver mais um (in)constante e (im)permanente presente momento, sequência de que entretanto a escrita se cimentou como uma pró vital, sanitária ou subsistente necessidade em mim e na minha vida, da qual (já) não posso, nem quero escapar, dentro do meu próprio género, estilo e/ou nível de escrita. Em suma se não posso escrever sem sobreviver, o facto é que desde há já mais de duas continuas décadas a esta parte que também deixou de me fazer sentido sobreviver sem escrever. Enquanto no relativo à fotografia, com múltiplas contrariedades pelo meio, esta começou-se-me a impor mais objectivamente, como uma curiosidade técnico-artística, a partir da minha adolescência, mas com subjectiva extensão à minha mais remota infância pré-escolar, em que neste último caso eu me deixava hipnotizar/extasiar pelas imagens fotográficas contidas numas revistas de moda que a minha mãe (costureira) possuía e que com sua maternal autorização eu (re)folheava cuidadosa e mas também insistentemente, a ponto de, no que também conforma uma história em si mesma, me chegar a fazer confundir com aquelas imagens, sentindo-me parte integrante das mesmas e/ou imaginando que a vida era ou estava (toda) contida nas belas imagens humanas e/ou paisagísticas, fotograficamente, contidas naquelas revistas _ à altura (ainda...) tudo dentro do docemente doméstico-sereno e maternal-feminino contexto em que eu infantil folheava aquelas revistas. Com este último, designado de doce contexto doméstico-sereno e maternal-feminino, a incluir ainda as vizinhas, amigas e/ou clientes da minha mãe, tendo-me a mim como infantil do género masculino, que vim gradualmente a descobrir a partir de então estar tudo enquadrado num muito mais vasto contexto, não raras vezes e em não raros casos, agressivo ou violentamente machisto-parternalista. Enfim toda uma história de também, não raro, contorcida/os causas, efeitos e consequências que da minha unilateral parte passou a ter mais interesse interpretativo e subjectivo do que prático e objectivo, desde logo quando sem abdicar em absoluto da minha própria masculinidade, no entanto, até por isso, à (minha) masculina cautela própria, dentro dum mais vasto contexto masculino que me servia de referencial modelo e mas não me agradava sob e sobre diversos aspectos, por si só e/ou face ao complementar género feminino, como por genérico exemplo ao auto considerar-se o género masculino total e incondicionalmente superior ao género feminino, ainda que mais das vezes à brutal, boçal ou meramente ridícula base da desproporcionada ou despropositada razão da força e não da razoável ou objectiva força da razão; (também) na respectiva sequência eu me ter auto remetido para uma dimensão existencial própria muito mais pró monástica e eremiticamente reflexiva/contemplativa do que interpessoal e socialmente prática/funcional; o que (ainda) em associação a toda uma vastamente acrescida multiplicidades doutros factores existenciais, ao menos até ao momento, terminou com correspondente e resumida escorrência nesta minha expressão escrita que como tal se me impôs circunstancial/providencialmente por si só, sobre (quase) tudo o mais, incluindo sobre a expressão fotográfica que eu mesmo escolhi. De entre o que, mesmo com base em princípios muito distintos, existe no entanto uma coincidência entre a minha prática escrita e a minha prática fotográfica, que passa pelo facto de eu ter iniciado ambas (já) em minha plena idade adulta; mas, dependente ou independente do anterior, também inclui uma das grandes dissidências de entre mesma respectiva prática escrita e fotográfica, da minha parte, que é o facto de após eu dar espontâneo inicio à prática escrita por circunstancial/providencial auto imposição desta na minha vida, na respectiva base e sequência em que original e globalmente tal sucedeu, essa mesma prática tornou-se-me (quase) continuamente ininterrupta ao longo das já mais de duas últimas décadas consecutivas a esta parte; enquanto a minha lúdico-recreativa prática fotográfica tem incluído recorrentes interregnos de entre o seu início e o presente momento, cujo maior desses interregnos chegou a ultrapassar a meia década consecutiva (2004/2012), após me ter também iniciado nesta última em meados dos anos 1990's, por minha livre escolha.

De qualquer modo tenho na escrita e na fotografia duas formas de expressão que auto considero altamente positivas e edificantes na e para a minha vida, ainda que eu não (sobre)viva da escrita nem da fotografia, em qualquer dos casos até bem longe disso. Pelo que designadamente tenho de (ainda) praticar actividades laborais/profissionais de subsistência básica e imediata, que por minha normativa (de)formação pessoal, sociocultural e existencial própria, estas últimas actividades tendo ou não que ver com a minha natureza própria, o que nada têm tido que ver é com a escrita que me escolheu a mim, nem com a fotografia que eu mesmo escolhi. Como seja que se de base não posso praticar qualquer actividade, como por si só escrever e/ou fotografar, sem (sobre)viver, o facto é que tão pouco (já) posso (sobre)viver sem escrever, mesmo que não (sobre)viva da escrita; mas, no que ou como de mim depender, também não quero abdicar da fotografia, ainda que tão pouco (sobre)viva desta última; de entre o que mais ou menos óbvio é que a fotografia está uns escalões abaixo na hierarquia de prioridades da minha vida, desde logo face a actividades laborais/profissionais de subsistência básica e imediata que nada têm que ver com escrita ou com fotografia, mesmo que seja a partir daí que escrevo, para por seu turno continuar a necessitar sobreviver e só então também lúdico-recreativamente fotografo, quando possível. De entre o que, em reiterado resumo, a prática fotográfica que eu escolhi acaba por estar numa subalterna posição de mera actividade lúdico-recreativa para quando não tenho (muito) mais o que fazer e/ou com o que maiormente me preocupar _ sendo que ter menos o que fazer, nem sempre nem por vezes de todo, necessariamente implica ter menos com o que se (me) preocupar, se acaso até bem pelo contrário(!), desde logo no actual estágio da minha vida, que não vou descrever, mas que resumidamente está, pelo melhor ou pior, entre o que foi, mas que ao menos em significativa parte não voltará a ser e o que diversa ou inversamente é ou está para vir a ser, que como tal eu gostaria fosse essencialmente pelo meu melhor próprio e para com o melhor evolvente; ainda que face à própria e básica ambiguidade da vida, será sempre, no mínimo e/ou no limite, de entre o melhor (bem) e o pior (mal) vital/existencial da minha parte e/ou da parte do meio envolvente, face ao que há que constantemente encontrar equilíbrios e/ou construir coerentes pontos de encontro, em qualquer dos casos pela positiva, designadamente ao paradigmático e extremado estilo da corrente eléctrica que de entre um pólo positivo e outro negativo, quando conjugados da devida forma, dão origem à Luz eléctrica; de qualquer modo, até por tudo o anterior, da minha parte e com base nas já mais de duas últimas décadas consecutivas em que tal acontece, diria que tenho sempre de pró vital, sanitária ou subsistentemente escrever, se eventual acaso e no limite com recorrente sacrifício de horas ou até noites inteiras de sono, como desde logo ao início do meu processo de escrita e durante consecutivos anos de desenvolvimento do mesmo, em especial quando entre dias de exigentes actividades laborais/profissionais de básica e imediata subsistência que nada têm que ver com escrita ou com fotografia, enquanto actividades laborais/profissionais de subsistência básica e imediata estas últimas, a que quando e enquanto no exercício das mesmas eu jamais faltei a um só dia de trabalho por designadamente ter de entre meio perdido ou se quando acaso continuar indefinidamente a perder recorrentes horas ou noites inteiras de sono, para no caso concreto e acima de tudo poder escrever o que não pode deixar de ser. Aliás se eu não perde-se horas e noites inteiras de sono é que não poderia mesmo  ir trabalhar de todo ou pelo menos com um mínimo indispensável de disponibilidade interior. Com isto revelando minimamente o peso da escrita por si só e/ou face à fotografia na minha vida, em que por exemplo perder horas de sono em nome da fotografia só se for por minha pontual e livre opção de fazer e/ou editar alguma/s foto/s à noite. Global contexto que, com extensão a outras fases da minha vida, incluindo ou excluindo outros múltiplos afazeres, aquém e além de escrever ou de fotografar, tem na circunstancia e mais uma vez, a concreto exemplo dos últimos meses, jogado em desfavor da minha prática fotográfica, com esta última como fundamental para a sustentação deste blogue de minha prioritária exposição fotográfica própria. Algo de que não me lamento nem me regozijo, simplesmente aceito como tal, o que na sequência justifica por si só e ao menos em significativa parte a minha respectiva ausência de (já) meses consecutivos daqui.

Tudo o anterior para, com pretexto na fase festiva que se avizinha, sem de entre meio deixar de justificar o melhor possível a minha já longa ausência de respectivos últimos meses daqui, no entanto e de momento dizer que venho aqui, acima de tudo, desejar Boas Festas, em especial a quem também aqui me tem acompanhado de forma mais explicita, participativa, positiva, interactiva, amigável e/ou honrosa. Para o que na circunstancia, a abrir a presente postagem deste blogue que se quer de essencial/prioritária exposição fotográfica, na circunstancia tive de recorrer a uma foto e sua respectiva legenda que, tal como expostas no topo, estavam editadas e guardadas nos rascunhos aqui do blogue desde há também meses a esta parte. Sendo que não partilhei a foto em causa e sua correspondente legenda mais cedo porque entretanto deixei de, também, ter suficiente disponibilidade interpessoal e social, inclusive com relação a toda/os e cada um/a de vós que conformam a minha comunidade social virtual aqui no blogger _ dalgum resumido modo tendo-me (re)aprofundadamente auto remetido e/ou contextualmente visto remetido para uma minha já referida dimensão existencial própria muito mais pró monástica e eremiticamente reflexiva/contemplativa do que interpessoal e socialmente prática/funcional, que como tal e ao menos numa primeira fase me leva mais à expressão escrita do que à expressão fotográfica _, respectiva sequência em que também não partilho agora uma nova foto, recentemente feita, porque entretanto, salvo algumas circunstanciais e muito pontuais fotos familiares, de resto não fiz nem editei novas fotos em absoluto e/ou pelo menos exponíveis aqui, segundo o meu próprio critério. Pelo que se também não fossem toda/os e cada um/a de vós que aqui me têm acompanhado mais de perto e até enquanto tal a quem eu (já) sentia dever uma mínima palavra, tanto mais se no momento presente que se quer de partilha, de resto, quiçá ou mesmo seguramente, não fosse ainda agora que eu partilharia a foto e sua correspondente legenda tal como expostas no topo, para com o que o presente escrito é meu mero e mas também já longo complemento pessoal.

Pelo que, apesar de e/ou até por tudo, esperando que com a maior consideração e sabendo que com a maior sinceridade, mesmo que com extensiva abertura ao público em geral, mas com especial e objectiva dedicação a toda/os e cada um/a de vós que, ao menos até ao momento, aqui me têm acompanhado mais explicita/participativamente de perto, até uma respectiva futura e renovada oportunidade fotográfica da minha parte, ainda algo inexpectável e mas que eu gostaria fosse breve, de momento desejo:

 Feliz Natal ✨ e excelente Novo Ano de 2019 🎆

VB

24 comentários:

  1. Cuantas historias podría contar ese árbol y cuantos cambios de costumbre ha podido contemplar a lo largo del tiempo.

    Muchas parejas se habrán jurado su primer amor a la sombra de este árbol. Esa mismas parejas al cabo de unos años se convirtieron en poadres y también pudo ver a sus hijos corriendo al su alrededor. Esos jóvenes que entusiasmados vivían su historia de amor , llegó el tiempo en que su pelo se tiñeron de canas y ahora caminan a paso lento y tienen que descansar en ese banco cercano.

    Espero que disfrutes de una navidad llena de Paz y Venturas. Son fiestas para celebrar con familiares y amigos.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, à tua maneira interpretas-te-o muito bem.

      Feliz festas para ti e para os que mais amas

      Beijo

      Eliminar
  2. Independentemente da exemplar publicação, que elogio, A administração do blogue - em baixo - deseja que neste Natal caia - ou fortaleça - no coração da administração deste bonito espaço, a LUZ DIVINA, em forma de Saúde, Paz, Amor e ... Poesia.
    .
    *** Brincando com as palavras ***
    .
    FELIZ NATAL ...EM PAZ E AMOR.

    ResponderEliminar
  3. Olá, estimado Victor!

    Mas que bela fotografia! E está tão "gordinha" a oliveira! e ainda dizem k gordura não é formusura -rs.

    Escrever e fazer fotografia são as suas paixões. Pois, mto bem, continue escrevendo, embora deva simplificar a forma como escreve. Na fotografia, está excelente.

    Então, e o problemazinho ortopédico? Se já vem de trás, a tendência com o meio século (as minhas desculpas se ainda não tem meio século) é um agravamento, mas a medicina está mto desenvolvida.

    Já tem aqui um copia e cola do Gil, k eu tb recebi, igualzinho. Não gosto desta forma de comentar, mas cada qual faz o que entende.

    Beijos e dias mto felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estimada e admirável Céu!

      Será porque há gorduras mais formosas que outras ou mais formosas para umas/uns que para outros?! Não sei deixe-mo-lo assim!

      em! com relação a escrita e fotografia permita-se-me a correcção de que nem uma nem outra são verdadeiras paixões: a escrita é mais uma necessidade de que positivamente não posso, nem enquanto tal quero escapar; enquanto a fotografia é mais uma curiosidade técnica e um desafio pró artístico, que apesar de tudo está longe da paixão, até porque por vezes até me esqueço que tenho máquina fotográfica. Em todo o caso muito grato pela elogiosa apreciação fotográfica.

      Pois, com relação ao meio século, digamos que de momento estou no limiar da fronteira entre ainda não ter e ter. Quanto à medicina está de facto muito desenvolvida, mas não resolve nem todos os casos nem parte doutros, cujo meu caso tem facetas irremediavelmente sem volta atrás. A partir de que conto com o que há/tenho.

      A mim não me incomoda muito essa forma de comentar/publicitar, por isso quase nem reparo. Ainda que a minha prática seja quase literalmente inversa, na medida em que salvo eventual excepção que nem recordo, de resto jamais não exponho o nome do meu blogue nos comentários.

      Felicidades oportunamente festivas, mas também quotidianas para a Céu

      Beijos

      Eliminar
  4. Adoro árvores. Esta é muito bela e antiga.
    Mas quero agradecer o texto (imenso) que deixou no meu "Ortografia".
    Que o seu Natal seja cheio de Amor e que 2019 lhe traga tudo o que deseja.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela elogiosa apreciação do conteúdo fotográfico.
      Após minha relativamente longa ausência aqui do blogger, no presente oportuno regresso, como se estivesse a começar de novo, mais que comentar postagens, regra geral comentei tb os próprios blogues e no caso do "Ortografia...", talvez pelo momento em que o escrevi, após sete ou oito tentativas frustradas, resultou o que resultou! No caso, com minha particular gratidão, também, pela paciência.
      Com reiterados votos de Feliz Natal e excelente 2019, deixo um abraço de não menos reiterada gratidão e admiração.

      Eliminar
  5. Belíssima fotografia.
    Amigo peço perdão por não ler o seu texto que tenho a certeza é muito interessante, mas fui operada a um olho e estou com problemas. Daí que tenha andado ausente da blogosfera, apesar dos contos diários no Sexta que já estavam programados para a época desde Novembro.
    Desejo-lhe a si e a todos os seus um Natal com muito amor, saúde e alegria.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais se não pode ler o resto deste meu comentário resposta, espere para quando possa, peça a alguém que lho leia ou simplesmente deixe estar, porque acima de tudo desejo as suas rápidas e plenas melhoras. A partir do que então:
      Estimada amiga Elvira.
      Apraz-me e agradeço tenha gostado da foto.
      Quanto a não ler o texto, nem sequer tem de se justificar, pois que apesar de eu mesmo quando comento uma postagem alheia goste de saber o mais possível acerca do que comento, no entanto em postagens multifacetadas, entre por exemplo escrita e fotografia, se por um lado não tem de se gostar ou deixar de gostar de tudo no seu conjunto, também uma das facetas nos pode merecer mais ou menos comentário que outra. E, no caso da amiga Elvira, se estando com problemas na vista, o seu restabelecimento está literalmente acima de tudo e qualquer comentário, a toda e qualquer postagem aqui na blogosfera, desde logo no meu blogue em concreto.
      Por tudo o anterior, não só a minha gratidão por se ter dado ao esforço de aqui vir comentar, como também os meus respectivos votos de Feliz Natal e de excelente Novo Ano de 2019 são reforçados em si mesmos, com acréscimo de fortes desejos de melhora para com a estimada amiga Elvira.
      Abraço festivo e mas acima de tudo de saúde, minha amiga

      Eliminar
  6. Não é de agora que, em absoluto, tal me ocorre. Mas em directa sequência do transacto comentário da minha amiga Elvira Carvalho, é-me suscitado dizer agora que: se fosse possível ou eu soubesse como fazê-lo, adicionaria o texto num item anexo que só fosse aberto por opção de quem visita o blogue. Em especial quando adiciono textos longos e/ou que não tenham directamente que ver com o conteúdo das fotos publicadas. Até porque desde logo a mim mesmo me resulta algo inestético e no limite incómodo (ha)ver um longo texto logo abaixo da/s foto/s publicadas, neste blogue que se quer de prioritária e fundamental exposição fotográfica. Claro que podia sempre evitar adicionar texto, mas por vezes não me é possível!
    Até por mim mesmo, vou procurar encontrar um melhor compromisso de entre exposição fotográfica e escrita, com expositiva prioridade (sequencial e quantitativa) à fotografia.

    BOAS FESTAS

    VB

    ResponderEliminar
  7. Amigo Vitor Barão,
    Até no nome tu és nobre,
    Mas receba deste pobre
    Marquês, a admiração!
    Do fundo do coração:
    Tens a minha simpatia!
    E a tua fotografia
    É algo espetacular!
    A oliveira milenar
    É uma foto divina
    Que só tua disciplina
    Foi capaz de a partilhar!

    E como é bela, a partilha!
    É filha da gentileza,
    Colocada a nós à mesa
    Como tua luz e filha
    Do que no momento brilha,
    É como a luz natalina
    Que nossa alma ilumina!
    Amigo, feliz Natal!
    Brasil manda a Portugal
    A gratidão - luz divina!

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num primeiro momento ia dizer não me sentir merecedor de tão excelentemente honrosa dedicatória Poética. Mas logo me foi suscitado que, até pela honrosa excelência inerente, quem decide é quem dedica.

      Por isso, com apenas ressalva para o facto do meu apelido Barão, de titular só ter mesmo a nomenclatura, que inclusive da minha parte pessoal até preferia fosse o apelido da minha outra progenitora parte que é Morais; de resto, à minha humilde maneira, fica uma tão honrosamente aproximada gratidão, ao meu amigo Laerte, quanto a sua excelente dedicatória Poética para comigo.

      Com reiterados votos de continuação de Boas Festas e dum excelente 2019

      Eliminar
    2. ...por qualquer motivo, está-me a ser dado acrescentar que: a minha citada preferência de entre os apelidos Barão e Morais, com vantagem para este último, face a esta minha (mais) indiscreta existência virtual, deriva da minha inversa preferência de passar o mais discretamente pela vida. Relativamente ao que o mais suave/discreto apelido Morais se adequa fonética e coerentemente melhor que o mais sonante/indiscreto apelido Barão _ como de resto dá por si só nota o próprio estimado Laerte, no seu em qualquer caso excelente e para mim honroso poema, acima.

      Por tudo o anterior, prefiro se apreciem as minhas fotos, desde que não explicitamente de mim próprio e/ou que se leiam os meus textos, que mesmo quando de base auto biográfica, no entanto na sua essência devem estar e ir muito aquém e além de mim por mim próprio.

      Toda esta minha adicional complementaridade, desde logo derivada de se comentar espontânea e sucintamente aqui na dimensão virtual e depois, ao menos algumas vezes, tornando-se necessário complementar ou justificar o que e como se comentou _ também daí que eu tenda a escrever muito logo à partida, para poder ir consubstanciando o mais e melhor possível tudo o que vou escrevendo, ainda que isso, mais das vezes, também seja um empreendimento sempre em aberto!...

      Eliminar
  8. Que esta continue a ser uma época muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, assim seja também para o estimado Pedro Coimbra.

      Continuação de Festas Felizes e bom 2019

      Eliminar
  9. Oi Victor, passando para te desejar uma boa entrada de ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelos votos, que retribuo por uma boa entrada de ano e respectivo bom 2019 (também) aí n'"A Casa de Madeira" ;)

      Eliminar
  10. Continuação de Felizes Festas Natalícias! Um Bom Ano de 2019, sobretudo repleto do bichinho do Amor!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Amor, nas suas mais diversas vertentes, é indispensável à Vida!
      Resto de Boas Festas e dum muito feliz, por si só, Amoroso 2019

      Beijos festivos

      Eliminar
  11. Mais uma imagem extraordinária, Victor... com esta prodigiosa oliveira milenar!... A quantas transformações, e quanta coisa, já não passou por essa árvore... um verdadeiro exemplo de tenacidade e resiliência...
    Muito bom, tê-lo de volta à blogosfera, Victor... e ansiando, para que volte de novo, se ainda não de uma forma assídua, pelo menos, na medida que a sua disponibilidade o permita... eu mesma, também já não publico, com a mesma frequência de antes... e muitos bloggers optam por publicações mais pausadas, que melhor se coadunem com os seus afazeres pessoais e profissionais... semanais, quinzenais, mensais... não constituindo tal, nenhum problema, desde que os seus leitores continuem a apreciar o conteúdo, que os fez chegar ao blogue...
    Estimando que tenha passado um excelente Natal, na companhia dos seus, reitero os meus votos de um feliz 2019 (visto ter começado a comentar a partir do post mais recente para trás), e fazendo votos de que 2019, lhe proporcione o equilíbrio, e que mais prazer lhe ofereça, entre as suas paixões... a escrita e a fotografia...
    Tudo de bom! Um grande abraço! Feliz Ano Novo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escusado será dizer ou repetir que muito aprecio este/s comentário/s da Ana, inclusive e em certa medida para além do que eu posso em absoluto ou pelo menos consigo no imediato devidamente expressar. Mas que tão pouco querendo deixar de, para o caso, corresponder um mínimo que seja, desde logo com um muito grato e sempre renovado obrigado! Inclusive porque por norma a Ana tem o dom de fazer umas apreciações e/ou leituras das minhas postagens, não só muito positivamente relevantes, quanto objectivamente sensatas, por si sós e/ou para comigo.
      Pelo que sem mais delongas, também ficam os meus votos de que esperando já esteja a correr tudo muito bem com a Ana e sua respectiva vida pessoal, familiar, social, profissional, em suma com a sua existência modo geral, também assim ou até crescentemente melhor lhe desejo continue a sua vida ao longo de todo o já corrente 2019.
      Abraço de sincera, fraterna e estimada amizade.

      VB

      Eliminar