domingo, 4 de agosto de 2019

Natureza (E.T.)...


A foto acima foi originalmente feita no dia 01 de Julho último. E logo no momento em que a fiz imaginei, algo humuristicamente, publicá-la com sub acompanhamento do tema musical " Sr.º Extra Terrestre" de Carlos Paião, ainda que num primeiro momento na duvida de entre a versão original de Amália Rodrigues _ https://www.youtube.com/watch?v=Fi5XFlR3opc _ ou a mais recente versão de Gisela João(?)...  

Só que como raramente publico fotos imediatamente após fazê-las, entretanto, sem que a mesma soubesse de mim e/ou eu dela, curiosamente a para mim muito estimável amiga Ana Freire, publicou precisamente a foto dum gafanhoto, com sub acompanhamento musical do tema "Sr.º Extra Terrestre" de Carlos Paião, na voz de Gisela João _ https://www.youtube.com/watch?v=X-mFf9dXnUI. Pelo que a ideia original em causa, tal como exposta, é já com todo o devido mérito da minha amiga Ana Freire, com uma correspondente bela foto de Jorge Gonçalves _ http://artandkits.blogspot.com/2019/07/et.html. Mas fica registada a curiosidade de como por vezes há uma espécie de mente Universal, relativa a uma determinada temática e no fundo à própria vida, que naturalmente toca a mais de um/a de nós, mas a que apenas alguns de nós correspondemos, mais ou menos, imediatamente na prática.  

Sequência de que como derivação à minha ideia original face a esta mesma foto, com entretanto pública antecipação de equitativa ideia original por parte da minha amiga Ana Freire; aproveito para no presente caso expor um meu raciocínio acerca da nossa humana relação face à natureza selvagem. Tendo por base uma reportagem do noticiário televisivo, aludindo à actualidade nacional interna, de antes-de-ontem (02/08), mostrando um tratador do zoológico de Lisboa com uma ave silvestre na mão a explicar a uma série de crianças muito pequenas a importância da preservação da natureza. Ainda que tendo eu apanhado a reportagem já em andamento e não sendo particular especialista na matéria, não consegui objectivamente identificar a ave que o tratador tinha entre mãos, mas andava algures entre o mocho, a coruja e o bufo.

 E ao assistir aquilo, em companhia dum meu familiar, logo comentei: _ Bem! Estar o tratador do zoológico a fazer uma palestra acerca da importância de preservar a natureza, perante crianças de tenra idade, com uma (já) domesticada ave silvestre entre mãos, equivale a meu ver e sentir ao já velho e muito batido ditado: "faz o que eu digo, não faças o que eu faço!". O que a também meu respectivo ver e sentir é algo como mínimo contraditório, que salvo eventual excepção, regra geral, jamais funcionará muito bem, por si só. Pois que para mim o coerente e objectivo exemplo prático fala mais alto que tudo o mais. E o exemplo prático, para casos como o aqui em causa, funcionaria coerente ou mesmo absolutamente melhor levando as crianças a passear na natureza, explicando-lhes o que é cada uma das espécies animais silvestres que se vão encontrando ou objectivamente buscando, respectivamente como vivem estas últimas e qual a sua importância no ciclo da vida natural. Ao estilo do que, salva a imodéstia familiar, algumas e para mim muito marcantes vezes fez a minha mãe e/ou um meu tio-avô, levando-me por exemplo a ver alguma cria de lebre, de coelho bravo e/ou ninhos de diversas aves silvestres, explicando-me o que eram, sem no entanto me deixarem mexer, porque alegadamente depois: "os pais daqueles pequenos e frágeis seres ficariam muito tristes por lhe roubarmos os filhos!" _ mesmo que posteriormente, durante uma fase da minha juventude, por outras diversas ou mesmo inversas referências, eu tenha violado em absoluto os exemplos da minha mãe e do meu tio-avô atrás referidos, ainda que já enquanto adulto tenham sido estes últimos que finalmente prevaleceram e prevalecem em mim. 

Resumo e moral da história foi que a recente reportagem noticiosa-televisiva, em pleno Jardim Zoológico de Lisboa, culminou com a repórter televisiva a perguntar às próprias crianças o que haviam aprendido e do que mais haviam gostado. Cujo precisa e ironicamente a ultima criança a falar, por mero acaso do género masculino, nem de propósito, concluiu dizendo: "eu gostava de ter uma coruja amestrada!"... parecendo-me a mim que esta última (criança) aprendeu muito pouco ou mesmo nada acerca de preservação da natureza e quiçá muito mais acerca da contradição com que se vira confrontada, na melhor de entre as piores das hipóteses, com prevalência para a captura e domesticação da fauna natural selvagem. 

Tudo o anterior sem absoluto prejuízo do já irónico mérito dos jardins zoológicos e do zoológico de Lisboa em concreto na preservação dalgumas espécies em vias de extinção ou já mesmo extintas na natureza, em qualquer dos casos por nossa directa ou indirecta acção humana!

VB

10 comentários:

  1. Hace tiempo que no veo un insecto de estos , parece querer camuflarse entre la hoja verde donde posa.

    Has hecho una buena toma, el la que podemos apreciar todos los detalles de este pequeño insecto.
    Su ojos parece estar atento a todo lo que ocurre a su alrededor.

    Besos

    ResponderEliminar
  2. Mais que aprender, a maioria dos zoológicos está pensada apenas para ver.
    Podiam ir bem mais longe...
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei imenso da fotografia do gafanhoto. Realmente as crianças nem sempre são ensinadas a preservar a Natureza. E é pena que isso não aconteça porque o planeta vai ser para eles…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Gosto da fotografia. E do texto.
    Amigo peço desculpa pela ausência. Há três dias que as dores não me deixam mover o braço direito. A minha médica de família, voltou hoje de férias e eu tinha consulta, mas o posto médico estava sem sistema, e depois de três horas de espera, vim para casa e vou tentar novamente amanhã.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Com as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem.
    .
    Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  6. Vi a Gisela João
    Servindo café ao grilo,
    Pensei: o quê que aquilo
    Sentado à poltrona... Então,

    Logo pensei em ouvi-lo,
    Mas ouvi outra canção,
    Um fado por gozação
    Num outro tipo de estilo

    Que nem parecia fado
    Em que o grilo sentado
    Ouvia a bela mulher

    E a olhava feito tarado
    Que fita e olha pro lado
    Mas sonha aquilo que quer!

    Belo texto, considerações e perfeita foto do grilo ou gafanhoto! Abraço cordial! Laerte.

    ResponderEliminar
  7. Espectacular, esta imagem, Victor!!! Fantástico o nível de detalhe... até eu parece que estou apreciando um gafanhoto, pela primeira vez... pois nunca fico muito tempo a olhar para eles... dada a minha fobia, a uma grande maioria de insectos... pelo que quando algum se aproxima... normalmente, sou eu que saio voando... e nunca tenho tempo de lhes apreciar os pormenores! :-))
    Imensamente grata, pela referência que nos fez... e também as minhas maiores desculpas, por inadvertidamente... ter tomado a dianteira... :-)) em matéria de ter publicado... um ser do outro mundo!... :-D
    É que o que publicámos... pareceu-nos mesmo estranho!... Não tinha asas... com uma cor bem menos simpática, do que este verdinho esperança... e depois apresentava uma terminação numa espécie de espigão, que eu nunca tinha observado antes...
    Em relação à reportagem televisiva... pois tudo deriva da ligeireza com que se trata quase tudo hoje... não havendo tempo para aprofundar assuntos e contextos... ficando logo à partida, as crianças com uma noção meio distorcida da realidade!...
    Termino, deixando um beijinho... e um até breve... contando voltar em meados de Outubro, após a minha habitual pausa de Verão... também em termos de blogosfera...
    Tudo de bom, Victor! Até breve!
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado a toda/os pela sempre honrosa e/ou positivamente acrescida participação; sequência em que também tenho de vos pedir perdão por só agora dias ou semanas após vos estar a corresponder:

    _ Antónia - https://ventanadefoto.blogspot.com/ - as tuas apreciações fotográficas são sempre um elogio e/ou uma lição para mim.

    _ Pedro Coimbra - http://devaneiosaoriente.blogspot.com/ - como sempre e bem: a dizer muito em poucas palavras.

    _ Graça Pires - http://ortografiadoolhar.blogspot.com/ - além da gratidão pela positiva apreciação fotográfica, de resto e para o caso, mesmo que doutra perspectiva, aplica-se basicamente o mesmo que ao Pedro Coimbra.

    _ Gracinha - https://www.blogger.com/profile/05840128093367126669 - salva a imodéstia no que a mim se refere, diria que fez uma resumidamente boa apreciação do que escrevi e uma grata apreciação do que fotografei.

    _ Elvira Carvalho - https://6feira.blogspot.com/ - grato pela apreciação fotográfica e escrita, neste último caso, tanto mais quanto vindo da estimada Elvira que tão bem escreve. Quanto ao mais e acima de tudo escusado será dizer que lhe desejo as mais rápidas e plenas melhoras possíveis! Não tendo de me pedir perdão pela sua ausência, quando eu mesmo me ausento tanto ou mais que a amiga Elvira, no meu caso quiçá por motivos muito menos graves/agudo que os seus!

    _ Grato pelo que nas vossas saudades me incluíam a mim... cuja minha consideração pela Larissa Santos e pelo António Gil - http://brincandocomaspalavrass.blogspot.com/ -, é como mínimo equivalente à vossa para connosco, no caso para comigo. Também desejo que esteja tudo bem convosco. E se possível revisitar-vos-ei ainda hoje (15/08/2019) _ bom feriado!

    _ Bem! Ao estimado Laerte - https://silolirico.blogspot.com/ - já nem sei muito bem o que dizer, porque as suas poéticas participações, directamente correspondentes às minhas partilhas, me transcendem elogiosa e honrosamente duma quase absoluta forma. Bem aja meu, muito estimável, amigo. Abraço de enorme e venerável consideração. VB

    _ Ana Freire - http://artandkits.blogspot.com/ - no caso vou deixar que as palavras da Ana falem por si sós, salvo no relativo a que, mesmo que meio a brincar, a Ana "pedir-me desculpas por inadvertidamente... ter tomado a dianteira...:))"... pois que de todo mais que inadvertência foi uma coincidente e interessante curiosidade, que à partida nem eu nem a Ana poderia-mos à partida adivinhar ou suspeitar dum com relação ao outro, tendo por base a minha foto e a foto do Jorge Gonçalves, em qualquer dos casos tendo "um ser do outro mundo!...:-D", como motivo central! ;-)
    Cumprimentos, com um voto de gratidão para a Ana e para o Jorge! Até breve! VB

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente linda tua foto e gostei de passar por aqui! abraços,chica

    ResponderEliminar