domingo, 30 de abril de 2017

Ovo de Colombo


Antes de mais a foto acima não sofreu qualquer tipo de edição, nem ao nível da definição, nem de contraste, de tons, etc., nem muito menos criativas _ de que em absoluto não necessita, porque a natural beleza do lugar fala por si só. Dalgum modo é uma foto ao antigo método analógico, como quem se limitava a ir à loja revelar um rolo fotográfico e sai com o resultado tal como o tinha registado na câmara. Só que neste caso é um revelação imediata e automaticamente feita na própria câmara digital, ao menos e como no caso concreto duma foto originalmente feita no comprimido formato JPEG. A única alteração foi ao nível de redução do ficheiro original de 1,4 MB para 198,6 Kbs, o que não tem implicações dignas de registo na essência da imagem original.

Isto para dizer que sem absoluto prejuízo de qualquer outra localidade do meu País que adoro no seu todo, a começar logo pelo meu local de origem um pouco mais a norte e na margem do mesmo rio (Guadiana), no entanto esta foto foi feita num local que tem um particular significado para mim; desde logo é um local fronteiriço, logo de cariz internacional, inclusive a foto retrata as duas localidades subjacentes, cada qual no seu devido lado da fronteira e logo cada qual pertencente a uma respectiva nacionalidade, no caso Portugal e Espanha. Além de que como também documenta a foto, há sempre veleiros fundeados por perto, como seja com permanente afluência turística das mais diversas nacionalidades. No entanto e apesar de tudo isso é uma localidade genérica, por não dizer mesmo profundamente tranquila, inserida num global contexto rural envolvente, como que fazendo a assunção do provincianismo com o cosmopolitismo, num equilíbrio profundamente inspirador e positivamente benévolo, modo geral.

Ainda que até pelo especial significado que este local tem para mim, como diria Martinho da Vila, no seu samba "Meu Off Rio": _ ..."Se alguém pergunta, eu não digo onde fica o tal lugar
                                                    Mas canto um samba para quem adivinhar"

Só que como eu não sei cantar, no caso deixo a foto acima, para quem poder ou quiser adivinhar _ quem conhece não conta, claro _ (também) dai o titulo "Ovo de Colombo"! ;-) VB

8 comentários:

  1. Não sei localizar a fotografia. Mas está fantástica. Este país é muito belo...
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais peço perdão por só agora partilhar o comentário, mas algo não estava a correr como "normal" com a visualização dos comentários e o resto é o meu próprio básico amadorismo neste coisa quer do Blogger, quer das próprias redes sociais virtuais modo geral. Mas a partir de que agora posso revelar-lhe que a localização é Alcoutim _ Algarve interior. Que faz de facto parte integrante deste, genericamente, muito belo País. De resto muito obrigado pelas palavras, que retribuo, no caso com votos dum excelente fim-de-semana de 13/15 do corrente Maio 2017 para a Graça.
      Beijo

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Peço perdão pela tardia partilha do seu comentário Luisa, em parte por responsabilidade minha e em parte por a minha visualização automática dos comentários aqui no Blogger não estarem a correr como inicialmente me habituei, o que no limite me levava a supor que simplesmente não tinha comentários pendentes _ LOL :-|
      Quanto ao mais agradeço o comentário, por si só. No entanto comentário em a Luísa primeiro afirma conhecer e depois deixa interrogação, quanto a conhecer a localização, que no caso é Alcoutim _ Algarve interior, que se a Luísa de facto conhece, espero lhe seja um conhecimento satisfatório!
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Conheço sim, caro Victor. Sou do Algarve e embora não desta zona, já por lá tenho passeado algumas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Luísa.

      Entendo que eventualmente não se sinta à vontade para me tratar apenas por Victor. Por norma nos primeiros contactos, mesmo que meramente virtuais com outras pessoas, também tenho dificuldade em tratá-las apenas pelo seu próprio nome, mas a partir do momento em que se sente ou constata que as pessoas nossas interlocutoras presenciais ou virtuais são suficientemente adultas, responsáveis e/ou minimamente conhecedoras do seu espaço/ser e do espaço/ser do próximo, como tudo me leva a crer seja o caso a Luísa, espero que com sua devida, ainda que por mim não previamente solicitada licença, por mim mesmo tomei-me já da liberdade de a tratar apenas pelo nome próprio e/ou pelo menos como aqui se nos apresenta. A partir de que se lhe for possível, é livre de me tratar apenas por Victor, que salvo motivo de força maior, por mim não o interpretarei como abuso ou como uma qualquer inconveniente leviandade.

      No relativo à localização da foto, ao passar pelo blogue da Luísa, eu percebi que era do Algarve, mas como deixou a interrogação final _ que imagino referindo-se à distinção entre um conhecimento mais profundo ou mais superficial _ no entanto, melhor ou pior, acabei por lhe responder como constatável.

      Votos duma excelente semana para a Luísa

      Eliminar
  4. Olhar inconfundível...Alcoutim e do outro lado ... Espanha!!,
    Lindo registo!

    ResponderEliminar