domingo, 23 de junho de 2019

Artefacto...


 ... questão de enquadrar linhas e formas, entre o objectivo e o abstracto! VB

                                              ----------------------"------------"-----------------------

Para quem como eu, teve inicialmente a pretensão de ter neste blogue, um blogue de exclusiva partilha fotográfica, devia no máximo ficar-me pelo titulo e sub-legenda da foto acima, de entre outras. Mas talvez porque cada vez menos tenho disponibilidade para me expor pela via escrita nuns foruns e pela via fotográfica noutros, acabo por juntar um pouco as duas expressões, escrita e fotográfica. Como mais uma vez, também, no presente caso. Para precisa e pró reflexivamente, de entre objectividade e subjectividade, de momento, dizer que:

Não vale a pena ter ilusões, nem "tapar o sol com a peneira", pois que apesar de todos os seus paradoxias ou complementares inversos a vida é também e não raro acima de tudo cruel. Basta dizer que as mais diversas espécies viventes dependem em regra da morte da outra para com sua própria vida ou por si só, como de resto disse Vinicius de Moraes em "O Dia da Criação", a respeito da própria humanidade:... 

"... Trinta séculos lutou a humanidade pela semana inglesa
Descansasse o Senhor e simplesmente não existiríamos
Seríamos talvez pólos infinitamente pequenos de partículas cósmicas em queda invisível na terra.
Não viveríamos da degola dos animais e da asfixia dos peixes
Não seríamos paridos em dor nem suaríamos o pão nosso de cada dia
Não sofreríamos males de amor nem desejaríamos a mulher do próximo
Não teríamos escola, serviço militar, casamento civil, imposto sobre a renda e missa de sétimo dia,
Seria a indizível beleza e harmonia do plano verde das terras e das águas em núpcias
A paz e o poder maior das plantas e dos astros em colóquio
A pureza maior do instinto dos peixes, das aves e dos animais em cópula.
Ao revés, precisamos ser lógicos, freqüentemente dogmáticos
Precisamos encarar o problema das colocações morais e estéticas
Ser sociais, cultivar hábitos, rir sem vontade e até praticar amor sem vontade
Tudo isso porque o Senhor cismou em não descansar no Sexto Dia e sim no Sétimo
E para não ficar com as vastas mãos abanando
Resolveu fazer o homem à sua imagem e semelhança
Possivelmente, isto é, muito provavelmente
Porque era sábado.
Composição: Vinícius de Moraes
Tudo o anterior para em conclusão, da minha parte e de momento, dizer apenas que: desvairados (pró) ditadores, como o Sr.º Trump, apenas nos vêm ciclicamente fazer recordar que a vida é ou pode ser mesmo muito cruel, na sua mais pura realidade base. Não que o Sr.º Trump seja o pior dos ditadores, até porque é Presidente duma Nação (EUA) que não lho permite ser em pleno ou mesmo em absoluto. Mas como desvairado (pró) ditador da também mais influente nação a nível planetário, acaba por ter tanto ou mais peso Global que diversos outros efectivos e cruéis ditadores, com que de resto o Sr.º Trump tende a simpatizar, no limite e pasme-se, incluído o Sr.º Kim Jong-un. Só que a natureza vital base é dita de irracional/selvagem e nós humanos temo-nos a nós mesmos como racionais/civilizados. Pelo que apesar de e/ou até pela cruel natureza base da própria vida, nós humanos temos ou pelo menos deveria-mos ter a obrigação de procurar encontrar e/ou construir constantes e permanentes pontos de equilibrada e harmoniosa vivência entre nós e de nós face à restante vida, dita, de natural/selagem, da qual dependemos e de que em grande medida somos partes integrantes, por vezes de formas até mais selváticas do que a propriamente dita natureza selvagem, inclusive porque temos o poder de destruir esta última de forma mais directa ou indirecta e objectiva ou subjectiva, mas em qualquer caso cruel e selvaticamente efectiva  _ talvez porque mesmo sem objectivamente o sabermos, ansiemos no entanto ser abstractamente: "... pólos infinitamente pequenos de partículas cósmicas em queda invisível na terra."....   
Salva a presunção da minha parte, para reflectir, porque hoje é Domingo!
VB

24 comentários:

  1. Mas ao domingo é para descansar, Victor... :)) Gostei muito da foto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como admiravelmente corrente na Luísa: muito bem visto e resumido... restando-me acrescentar que, ao invés de Deus, tendo eu circunstancialmente descansado ao Sábado, acabei por vir "causar estrago" ao Domingo!:) Aprazivelmente grato pela positiva apreciação fotográfica.
      Votos de bom São João
      VB

      Eliminar
  2. Esse equilíbrio, essa harmonia, é a ambição do pensamento e da filosofia confucionistas.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso serei um confucionista, sem objectiva consciência disso, na medida em que jamais estudei filosofia e Confúcio em concreto. Será então que o confucionismo terá algum valor universal _ para que até eu, um objectivo ignorante em filosofia, em pleno século XXI, no extremo ocidental da Europa, me identifique com um filósofo chinês, pré nascimento de Cristo _ sim porque ainda que eu já conhece-se Confúcio de nome, no entanto nada sabia da sua teoria/prática filosófica, nem da sua origem, pelo entretanto fui consultar a Wikipédia! :)

      mas já agora posso adiantar que da minha parte não tenho uma perspectiva optimista nem pessimista de partida, acerca de nós mesmos humanos, pois pessoalmente creio que de base e regra geral nascemos neutros, em termos de positividade e negatividade, sendo depois uma série de factores (congénitos, familiares, socioculturais, interpessoais, religiosos e em suma vivenciais práticos) que por um lado nos vão moldando neste ou naquele outro sentido, com um factor determinante que são as opções que nós mesmos fazemos ou deixamos de fazer, que com toda a infindável multiplicidade de variantes possíveis, terminam levando a que o balanço "final" da existência de todo/as e de cada um/a de nós seja mais positivo/benévolo ou negativo/malévolo, no caso humano de entre o nosso básico instinto animal e a nossa racionalidade humana, em cuja acepção racional está precisamente a noção de bem e mal ou não!?

      Pelo que concretizando ou contextualizando um pouco mais, no relativo a uma personalidade de peso Global como o Sr.º Trump, com respectiva extensão a cada um de nós, à respectiva dimensão de cada qual, creio eu que como mínimo não se pode ou pelo menos deve ir "disparando em todas as direcções" como se todos os demais fossem meros inimigos e/ou só nós mesmos estivéssemos ou estejamos correctos _ e por aí vai!

      Uma grata e reverendável vénia ao amigo Pedro que, em poucas palavras, sempre acrescenta algo substancial!
      Abraço
      VB

      Eliminar
    2. ...mérito de pessoa de cultura, no que a substancial acrescento em poucas palavras respeita, aqui, por parte do estimado Pedro!

      Eliminar
  3. Me gusta ese fondo negro que proporciona la sombra y hace destacar las figuras geométricas en la zona que entra la luz.

    Veo que te gusta mucho los temas de filosofía.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Antónia, a tua apreciação fotográfica, tem particular valor para mim.

      Minha amiga, como referi no anterior comentário de resposta ao amigo Pedro Coimbra, jamais estudei filosofia, pelo que a haver meu temático gosto no sentido filosófico, é porque é algo natural ou pelo menos de derivação vivencial em mim!

      Especial gratidão pela tua sempre valorosa e amigável participação.

      Beijos

      VB

      Eliminar
  4. Caros amigos leitores,
    estamos de volta com um novo "conto" escrito a várias mãos. Desta vez inspirado em "A Quadrilha" de Carlos Drumond de Andrade.

    Convidamos-vos a ler o primeiro capítulo
    https://contospartilhados.blogspot.com/2019/06/variacoes-em-quadrilha-capitulo-1.html

    Volta de excelente semana
    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já o meu grato obrigado pela honrosa visita e respectiva participação neste meu humilde e por vezes errático espaço virtual próprio.

      De resto, já estive a fazer uma breve visita a "Acrescenta Um Ponto ao Conto" e posso garantir que, na medida do possível, vou estar atento, de resto já estou seguidor. Ainda que na presente fase da minha vida eu tenha relativamente pouca disponibilidade para participar nas múltiplas boas solicitações/tentações aqui do meio virtual _ mas, até por meu interesse próprio, farei o melhor possível, também já com relação a "Acrescenta Um Ponto ao Conto".

      Votos de excelente resto de semana
      Abraço literário, salvo neste caso a imodéstia da minha parte!:)
      VB

      Eliminar
    2. O nosso agradecimento pelo apreço ao nosso projecto, o qual muito nos satisfaz.

      Já está publicado o capítulo 2 de "Variações em Quadrilha".

      Votos de excelente fim-de-semana.
      Vários abraços literários! :)

      Eliminar
  5. A sua fotografia é mesmo muito original. Gosto da forma como imprime o seu olhar sobre aquilo que fotografa.
    Gostei muito do texto de Vinícius.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu muito obrigado à Graça, pois muito me honram as suas visitas e valorativas participações nesta minha humilde e a espaços mesmo (quase) sofrível existência virtual própria. Por exemplo não me tenho como "grande" fotografo, no sentido em que por vezes tenho de fazer muitas fotos, até chegar a uma ou duas que me diga/m algo _ valha então pelas que me dizem algo, que em regra são as que exponho modo geral e aqui no blogue em particular. Mas também por isso a minha gratidão é reconhecidamente reforçada, no caso concreto para com a minha estimada amiga Graça Pires.
      De resto apraz-me que a Graça tenha conjunturalmente gostado da foto e da citação a Vinícius.
      Resto de excelente semana, minha amiga.
      Beijo

      Eliminar
  6. Uma foto muito interessante, pelas formas, pelo enquadramento, pela luz. Muito boa.
    Gostei do excerto do poema de Vinicius.
    Tenho para mim que tivesse o Trump sido eleito presidente de um qualquer país africano, onde não tivesse as restrições que tem na América e seria o maior ditador de todos os tempos.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem absoluto prejuízo de quem mais, a estimada amiga Elvira é, para mim, um especial caso de sensibilidade pessoal e artística, de entre o que me apercebo das suas origens, do seu percurso de vida, até chegar a sua admiravelmente múltipla e excelente existência virtual, de expressiva base literário-fotográfica, com outras artesanais variantes. Daí que uma positiva apreciação da Elvira, face a esta minha própria e muito relativamente modesta existência virtual, seja para mim algo especialmente valorizável.
      Aprazendo-me que tenha gostado da partilha fotográfica e da citação a Vinícius.
      Pois! Quanto ao Sr.º Trump, o mesmo fala por si só, aquém e além do que cada um de nós possa e/ou deva analiticamente acrescentar ao respeito!
      Com votos de excelente resto de semana
      Abraço
      VB

      Eliminar
  7. A foto está maravilhosa... e o texto... uma excelente partilha! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre, poderia tão só agradecer a visita e as palavras da Gracinha!
      Mas, no caso, vou acrescentar que curiosamente tendo eu saído da escola sabendo muito pouco acerca de coisa alguma _ não necessariamente porque não houvesse quem mo tentasse ensinar, mas porque eu não soube ou consegui aproveitar! A partir de que mais de três décadas após eu ter abandonado a escolar, sem fama nem glória, até bem pelo contrário, dando por exemplo linguisticamente erros ortográficos básicos, mal conseguindo conjugar duas simples frases seguidas e/ou ainda desenvolver uma ideia de forma coerente ou mesmo em absoluto, logo acaba sendo presentemente para mim duma especial e muito valorativa honra ter a Gracinha a apreciar positivamente, não só as minhas fotos, como se acaso acima de tudo os meus textos...
      Muito obrigado minha amiga
      Com votos de excelente resto de semana
      Beijos

      Eliminar
  8. Há um equilíbrio que urge ser alcançado, talvez esta afirmação seja tão só um desejo utópico, mas seria tão melhor se se limassem as arestas dos extremos.

    Belíssima foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, a minha gratidão pela visita e pela participativa adesão ao blogue. A partir de que:

      De facto, alcançar e manter em permanência um virtuoso equilíbrio, parece-me que é mesmo utópico, mas não ter, perseguir ou procurar concretizar alguma utopia, por assim dizer, da minha perspectiva torna-nos "secos"_ extremamente "secos"! Cujos correspondentes extremismos são, a meu ver, por sua respectiva definição própria de vivas e cortantes "arestas", ainda que em alguns casos relativamente dissimuláveis!
      Que já agora, continuando focalizado no paradigmático Sr.º Trump, diria e digo que salvo talvez ao nível do respeito e consideração que o mesmo me merece enquanto semelhante, de resto, sob quase todos os restantes aspectos, o respectivo suscita-me uma espécie de "vomito" interno. A começar logo pelo desprezo do Sr.º face ao meio ambiente natural e à cada vez mais explicita problemática do clima Global, o que no seu caso me parece sinónimo de quem nasceu, cresceu e vive essencial, por não dizer, exclusivamente numa artificial "gaiola dourada", em muitos aspectos saberá Deus ou o Diabo e mas desde logo o próprio às custas do quê ou de quem!

      Apraz-me que a Luísa tenha gostado da foto. Obrigado!

      Saudações de boa-vinda
      VB

      Eliminar
  9. VB

    Achei a foto espectacular e gostei do texto.

    Um bom fim de semana.

    Obrigada pelas visitas aos meus espaços e os comentários tão generosos, que me deixam muito feliz.

    Beijinhos

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito me apraz que a Piedade tenha, duplamente, gostado da foto e do texto _ mesmo que a níveis diversos, como de resto é diversa a foto e o texto.

      O prazer e o proveito de visitar os espaços da Piedade, logo à partida, é meu, face ao que muito mais proveitosamente me apraz saber que os meus correspondentes comentários a deixam feliz!

      Obrigado eu, por tudo

      Bom resto de Domingo

      Beijos

      VB

      Eliminar

  10. Para reflectir... em qualquer dia da semana.
    (já é um lugar comum depois de tanta gente ter comentado mas... não posso deixar de referir que também gostei muito da fotografia)

    Continuação de BFS
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, até por inspirado no mesmo, com "porque hoje é Domingo", tive a pretensiosa veleidade de fazer paralela analogia com o "porque era Sábado" de Vinícius de Moraes :)

      Sendo um grato elogio para mim que a Clara considere motivo de reflexão "em qualquer dia da semana"...
      (de facto confirma-se o gosto pela foto, como um lugar comum, que eu agradeço em todos os casos, a culminar de momento com este sempre valoroso, mesmo que no caso, já comum, acréscimo da Clara)

      Obrigado, amiga

      Bom resto de Domingo

      Beijo

      VB

      Eliminar
  11. Um belíssimo e equilibrado efeito gráfico, da imagem... muito bem conjugado com o texto...
    No limite... todos somos artefactos, destes ditadores que mandam no mundo... e se reúnem em conchavo, tratando dos seus interesses próprios... e até com o mundo gozam... quando desvalorizam as alterações climáticas... porque nisso têm interesse... com as estepes siberianas a derreter... e pedras preciosas, e raros minérios que nem papoilas do gelo a nascer... não admira que Trump e o russo, pareçam gémeos siameses, unidos pela sofreguidão do lucro...
    E com o coreano... Mr. Orange USA, deve querer fazer acordos para entupir o mercado deles de produtos americanos... antes que ele se entenda com os chineses... e fala-se numa Trump Tower a construir por lá... Enfim!... Os interesses do mundo... nem constam na agenda de toda esta gente... que decide sobre as vidas de todos os demais, com as suas inconscientes atitudes... de facto... para eles... todos somos mesmo uns artefactos... e bem descartáveis...
    Beijinho! Bom sabê-lo de novo, mais presente, pela Net...
    Feliz domingo e uma óptima semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já, como ponto de partida, fica o meu muito grato obrigado à Ana... desde logo por a Ana fazer uma conjuntural leitura da minha presente partilha, que eu mesmo não fiz logo à partida, mas tão pouco podendo eu deixar de concordar com as palavras da Ana... pois que não só estas fazem o seu devido sentido em si mesmas, como em suma muito valorizam a minha própria partilha.
      Relativamente ao que, apenas, me está a ser suscitado acrescentar que: tudo cada vez mais indica que se não refrear-mos e encontrar-mos substanciais alternativas à nossa, humana e crescentemente global, vertigem materialista-consumista, ainda que não querendo ser pessimista, me parece no entanto que temos o futuro hipotecado, já não a médio-longo prazo, mas sim a curto-médio prazo. Cujo mais ironicamente curioso é que precisamente numa fase em que crescentemente se toma objectivo (cientifico e/ou vivencial prático) auto-conhecimento da nossa nefasta influência humana no meio ambiente natural geral e climático em particular, acaba sendo também ser quando, não só aparecem, como mesmo ganham governativo protagonismo, lideres político-ideológicos de nível global que precisamente descrêem e desmentem as crescentes e nefastas evidências... pelo que talvez estejamos colectivamente em fase negacionista, face ao cada vez mais inegável, mas também dificilmente aceitável... tendo por base a pequena, média e grande "sofreguidão do lucro", como bem refere a Ana...
      Sendo que, inclusive, a Ana já refere praticamente tudo... o que está em causa!
      Quanto à minha presença aqui, na Net, de facto ando um pouco mais presente... mas sabe Deus a que custo! Desde logo ando a visitar os blogues que sigo e/ou me seguem a mim em pequenas prestações: cinco ou seis num dia, quatro o cinco noutro, nenhum noutro, dois ou três noutro... e por aí vai! Sendo que, mesmo exceptuando alguma minha maior ausência consecutiva daqui, de qualquer modo, quando fecho um ciclo, já estou super atrasado de novo... mas cá vou indo!!! :)
      Obrigado uma vez mais, minha amiga
      Com votos de excelente resto de semana
      Beijo
      VB

      Eliminar