terça-feira, 22 de maio de 2018

Sonho, sem saída!


Quem acompanha esta minha expressão fotográfica há mais tempo, também já conhece a minha simpatia pelo monocromático, na presente circunstancia com acréscimo dalgum cariz conceptual, com que também simpatizo. 

Mas para quem aqui me acompanha há menos tempo, a respectiva quebra da minha última sequência de partilhas fotográficas mais coloridas/realistas, por esta presente partilha monocromática/concepcional, no limite, tanto pode significar uma "atractiva" surpresa, quanto uma "chocante" desilusão! Daí que não necessariamente para justificar o meu, mais ou menos, "ecléctico" gosto fotográfico, mas sim para fazer dalguma dialéctica forma a ponte de entre a minha ultima sequência de partilhas fotográficas mais coloridas/realistas e a presente partilha monocromática/concepcional, sem ainda prejuízo de por intermédias vezes poder conjugar cor com conceptualismo, está-me na sua globalidade a ser suscitado escrever tudo isto ao respeito, a que acresce ainda que: 

Quando começando eu já a sentir necessidade de postar algo em tonalidade monocromática e tendo feito a foto acima há poucos dias atrás, achei-a especialmente adequada, tanto mais se adicionada de perspectiva mais concepcional, que neste último caso a foto já continha de origem e mas que, por assim dizer, eu pretendi acentuar ainda um pouco mais em pós-produção, por inerência do próprio processo de conversão da foto: de cor para preto & branco.  

A partir de que a mesma valha como tal: monocromático concepcional, dependente ou independente, ainda, da estética!

  VB   

22 comentários:

  1. Apesar de conheceres a minha preferência por fotografia cheia de cor... sei apreciar fotografia a P&B se em contexto adequado, como é o caso desta tua fotografia aqui.
    E posso dizer-te mais uma coisa: gostei muito do resultado final.

    Beijinhos coloridos em contraste ao monocromatismo
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É caso para dizer que o meu próprio gosto e respectiva prática fotográfica de entre a cor e o monocromático, vai tocando os diversos gostos fotográficos externos a mim! :)
      Obrigado por toda a simpática e elogiosa apreciação desta minha foto, que de resto muito me apraz assim seja, não só por mim, como pelo que isso suscita no exterior, no caso concreto na minha estimada amiga AFRODITE.

      Beijos fotográficos em múltiplas tonalidades ;)

      Eliminar
  2. El trabajo de procesado te ha quedado perfecto para lo que quiere mostrar. Esa image traspasa las barreras del tiempo y te viajar a un antiguo pasado, en la que la vida es más serena, sin estres y sin prisas.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias por la apreciación, en el primer caso coincidente con lo que, como dices tu misma, yo quise mostrar. En el segundo caso és una interpretación tuya, con la que tan poco puedo dejar de concordar y que además me gusta mucho, aún que yo confese que no me haya ocurrido a partida.

      És un placer, inclusive enriquecedor, recibir tus apreciaciones.

      Besos de reforzada gratitud

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Às vezes o maior interesse, também, está na diferença...

      Obrigado, apraz-me que goste!

      Beijo

      Eliminar
  4. Gosto imenso das fotos a P&B.
    Amigo aquele post ali em baixo eu li(excepto as letras pequeninas) e comentei. Surpreendi-me agora por não ver lá o comentário e só posso ter saído antes de clicar no publicar. Tenho estado com uma lombalgia, e houve dois ou três dias que as dores me deixaram desaustinada.
    Peco desculpa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem entrar em descrições, a meu ver o P&B fotográfico e até cinematográfico tem um encanto especial e para o caso encanta-me que a estima Elvira goste.
      Pois, entretanto já aumentei o tamanho das letras, mas não sem ter sentido alguma dificuldade, na medida em que as minhas tentativas de actualização não aceitavam a edição do aumento do tamanho da letra de menor para maior, sendo no caso eu que devo pedir perdão à amiga Elvira, porque eu já sabia que iria ter dificuldade em ler as letras pequenas. De facto se o seu comentário não apareceu pode mesmo ter sido por ter saído sem o publicar, a mim já me tem sucedido, seja por inerência da minha distracção crónica, por cansaço, etc.,...

      Finalmente e acima de tudo desejo-lhe o mais rápido e pleno restabelecimento, minha estimável amiga.

      Abraço muito salutar, com votos dum bom resto de semana

      VB

      Eliminar
  5. Esta foto é excepcional!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, é sempre gratificante suscitar reacções positivas!

      Abraço

      Eliminar
  6. A foto é maravilhosa. A Partir daí é só deambular... :))


    Hoje:- Amor eterno: O meu alimento.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, muito me apraz. Pois e para deambular não há mesmo melhor que os sonhos... ;)

      Excelente resto de semana

      Beijos

      Eliminar
  7. ¿Sabes que a mí me encantan las imágenes en blanco y negro? y ésta tuya es realmente hermosa, por lo que, te felicito por ella, amigo mío.

    Más besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pues me encanta que te encanten las imágenes B&N, que por su vez me encantan a mi y/o viceversa! :) Muchas gracias, me complace y és un honor para mi que te guste y me lo expreses acá, como tal.

      Besos, de estimable amistad

      Eliminar
  8. VB
    parabéns pois a foto está excelente, gosto imenso deste registo, embora, ainda não me atreva a fazer algo no genero.
    gostei demais!
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, de resto como sempre muito me apraz que a estimada Piedade AS goste do registo em causa, enquanto este de minha original iniciativa. Quanto a atrever-se com algo do género, se é que ainda não possui e me é permitida a sugestão, eu aconselharia baixar o plugin Nik Collection da Google e respectivamente a experimentar com Analog Efex Pro e/ou com Silver Efex Pro2, neste último caso essencialmente para P&B, mas se acaso combinável com o Analog Efex Pro, para além de até logo de base com Photoshop, etc...; mas para o registo aqui em causa, por exemplo o Analog Efex Pro pode valer-se por si mesmo. Claro com investimento dum pouco de tempo a editar frente ao PC, é o preço a pagar :)
      Qualquer possível dúvida disponha, minha estimada amiga Piedade AS, que dentro dos meus humildes conhecimentos ao respeito estou disponível a partilhar o que sei.
      Beijo

      Eliminar
  9. Entre o sonho... e a possibilidade... esse casal, parece ter decidido arriscar e prosseguir, no que me parece mesmo, ser um caminho de sonho... deve ser um lugar bem bonito e verdejante!
    Adorei o tratamento dado à imagem! Belíssimo efeito, que lhe conferiu interesse, mistério e dinamismo... Parabéns, Victor!
    Beijinho! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é um lugar bonito e na altura ainda bastante verdejante, bem nas margens do rio Guadiana... cujo caminho, tal como assinalado, sem saída, ao menos para automóveis... tão pouco deixa de ser um caminho de sonho para dois jovens caminhantes... cujo ainda o destino aos mesmos corresponde!...
      Muito obrigado, pela positiva apreciação e interpretação fotográfica.
      Beijo, com votos de excelente semana para a Ana!
      VB

      Eliminar
  10. Olá, Victor!

    Independentemente de ser a cores ou p&b, uma bonita fotografia é aquela que me transmita algo...de forma positiva!
    Gostei desta sua fotografia, a que o leve desfoque da paisagem em contraste com a nitidez da figura dos dois jovens, deu um certo mistério e encanto.

    Um abraço e votos de excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, à Janita!

      Pois muito me apraz que, no caso, a minha foto lhe transmita algo positivo!
      Com gratidão pela apreciação da forma e do conteúdo fotográfico.

      Excelente semana também para a Janita

      Abraço

      VB

      Eliminar
  11. Gosto muito da fotografia. É um olhar que expressa a importância das pessoas na paisagem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito me apraz e agradeço que a estimada Graça tenha gostado da foto. Cuja sua respectiva interpretação da mesma tem tanto de lacónico quanto de substancialmente interessante.
      Excelente semana
      Beijo
      VB

      Eliminar