terça-feira, 27 de junho de 2017

A Foto...


Normalmente não escrevo acerca do que leio, pelo menos aqui nas redes sociais e muito menos neste meu blogue de base essencialmente fotográfica, além de que a bem da verdade nos últimos tempos, desde há já quarto ou cinco anos a esta parte que ando a ler muito pouco.

Mas como de momento me foi suscitado ler este romance “A Foto de Lime”, que está directamente inspirado na expressão fotográfica e em como esta pode influenciar a nossa vida, pelo melhor e pelo pior, no caso a partir da perspectiva dos paparazzi. Em que como por si só diz na capa do livro: _ “…num romance repleto de suspense que, centrado em Espanha nos entranha no fenómeno do terrorismo e no mundo inquietante dos paparazzi.”

Pelo que tão pouco falando eu aqui acerca da trama, além de dizer que é uma tão intrincada e apaixonante história, quanto escrita e traduzida duma forma magistral ou por si só cinematograficamente simples e clara. Que com todas as suas implicações políticas, sociais, culturais e genericamente existenciais inerentes, está no entanto centrada na expressão fotográfica que é o fotojornalismo e mais especificamente os paparazzi. E em que sendo por si só este meu blogue de básica expressão fotográfica, incluído o facto de que gosto e/ou até acima de tudo necessito escrever, isso sim com ressalva das devidas distâncias da minha parte face à fotografia profissional e à obra literária aqui em causa, na circunstancia tão pouco quis deixar de partilhar a minha referência fotográfica e escrita própria a:
  “A Foto de Lime”.

4 comentários:

  1. Parece um livro interessante, vou procurar encontrá-lo numa livraria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, da minha perspectiva, é um bom livro! No entanto já o adquiri há uma boa meia dúzia de anos, numa altura que eu comprava tantos livros, muitas vezes vários duma só vez, que depois já seja porque a disponibilidade temporal e/ou interior para ler nem sempre é a mesma _ por diversos motivos _ na última meia dezenas de anos tem até sido mesmo muito baixa da minha parte, acabo por ter diversos livros em arquivo ainda por ler, este era apenas um deles. Mas como referência posso dizer que comprei na Fnac, pertencendo o mesmo a uma colecção designada de "Noites Brancas" com edição ASA.

      Boas leituras... ;)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Houve uma altura em que por minha frequência de bibliotecas, de livrarias, de feiras do livro e de associação no Circulo de Leitores, etc., estava muito a par do que ao menos ia saindo de novo nas mais diversas áreas literárias, mas este foi um daqueles livros que também não conhecia à partida, mas que encontrei por acaso na Fnac e interessando-me a temática, ainda para mais estando o mesmo em promoção, nem pensei duas vezes!...

      Eliminar