quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Início de ano musical...

Além de retratar a temática musical, a foto acima, de minha autoria, não tem directamente que ver com o vídeo abaixo.


Num formato televisivo que, com os seus prós e contras, regra geral me agrada pessoalmente, como na circunstancia são os concursos artístico-musicais, a concreto e em certa medida melhor exemplo do "The Voice Portugal".

Cuja última edição, já no passado 2018, foi a meu ver e sentir das mais equilibradas de sempre, no que a qualidade de concorrentes respeita. No caso com esse equilíbrio pela positiva. Pois que, da minha parte, desde as iniciais "provas cegas" que auto elegi uma série de concorrentes, femininos e masculinos, como potenciais finalistas e/ou mesmo vencedora/es, numa conjuntura de entre qualidade e quantidade dos concorrentes por mim eleitos, que logo à partida foi mais abrangente que em qualquer outra edição _ confessando eu que, na medida do possível, sigo o formato desde a sua primeira edição. A partir de que para não me alongar ao respeito, diria tão só que a vencedora Marvi estava de entre a/os por mim eleita/os logo à partida, onde ainda se incluía a outra finalista absoluta Diana Castro, pelo que duma ou doutra forma, segundo eu foi feita justiça a estas duas em concreto, sem absoluto prejuízo para os três restantes finalistas. Isto de entre cerca de meia dúzia doutra/os concorrentes, a meu ver, potenciais finalistas/vencedores, cujo algum/a sequer passou as "provas cegas" e os restantes foram ficando gradualmente pelo caminho, nas diversas fases do concurso, antes da final. Onde nestes últimos se incluiu o concreto exemplo da Elsa Frias, que foi para mim um muito positivamente destacado exemplo por si só e de entre os restantes, desde o início, porque a começar na "prova cega" partilhada acima, à Elsa jamais lhe escutei uma interpretação que não fosse técnica, vocal e salvo a redundância por si só interpretativamente perfeita _ na medida em que caiba o desígnio de perfeição nestas coisas, tanto mais ou menos se por minha própria apreciação. 

Tudo isto para, de qualquer modo e mesmo que não com uma mítica figura da música, mas desde logo e ao menos com uma voz com potencialidades míticas, em todo o caso começar 2019 de forma musical!

Viva a música 🎼

VB

26 comentários:

  1. Não vejo muito televisão pelo que vi apenas meia dúzia de programas entre eles a final.
    Das que vi Marvi era a minha favorita, logo gostei de que fosse a vencedora.
    Um abraço e um 2019 muito feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por diversos motivos nunca acompanho todas as emissões do programa, de resto também eu não vejo muita televisão, mas modo geral do que vi e ouvi, como referi acima, A Marvi era uma das minhas globais favoritas desde o início, cujo de entre os finalistas também foi a minha preferida, mas gostei muito do Gonçalo Lopes, que cheguei a pensar faria frente à Marvi, o que não se confirmou de todo _ o público é quem manda!
      Com natural extensão ao resto do ano, desejo bom fim-de-semana
      Abraço

      Eliminar
  2. Olá, Victor!

    Espero k a sua passagem do ano tenha sido boa, ou seja, à sua maneira e à sua medida.

    E começamos bem o ano com música. Não costumo ver com frequência o "The Voice Portugal", mas já tenho lá ouvido e visto quem cante bem e menos bem. É como tudo.

    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Céu!

      Pois, enquanto à minha maneira e medida, foi de facto uma passagem de ano boa!

      A música, a meu ver ou melhor a meu ouvir, é uma verdadeira bênção em si mesma, por isso começar o ano com música é por si só e de base muito bom, sem prejuízo de (des)gostos musicais neste ou naquele outro sentido. Quanto aos participantes neste tipo de concurso, naturalmente há sempre os melhores e piores ou de que gostamos mais ou menos, ainda que regra geral cantem todos bem, até porque são todos pré seleccionados logo à partida, mas de entre o que há alguns poucos, no feminino e masculino, que têm aquele "plus" :-)

      Bom fim-de-semana com contínua extensão ao resto do ano...

      Beijos

      Eliminar
  3. Es un programa qje suelo ver todos los años. En este mismo mes comenzará la edición de este año en España. También he visto Operación Triunfo, que acabó en el mes de diciembre.

    Aprovecho ahora para hacerte llegar mis mejores deseos en este año que empezamos a estrenar.

    ¡Feliz Año Nuevo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da pouca televisão que vejo, uma parte é televisão espanhola, não só por isso, mas também porque aqui em Portugal e na minha região em concreto a televisão portuguesa só se vê às vezes _ uma espécie de embuste político, técnico e empresarial. Querendo eu dizer que entre tanto já vi algum anuncio relativo ao início do The Voice em Espanha no corrente mês de Janeiro. A Operação Triunfo é outro bom exemplo do género, ainda que naturalmente distinto no formato.

      Obrigado, já sabes que também desejo que o teu ano também seja muito bom.

      Bom final de semana, extensível ao resto do ano 2019

      Beijos

      Eliminar
  4. Música é sempre uma boa companhia.
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  5. Grande vozeirão. Nem sempre vejo, mas adoro...

    Hoje:- Dois rostos e o palpitar do coração.

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira. Um feliz 2019

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a voz, é a entrega, é o sentimento, é a técnica, é a interpretação, é a naturalidade, é..., em resumo muito bom, desde logo falando por mim, no caso coincidindo dalgum modo com a Larissa ou vice-versa...

      Como de resto expectável, muito belo: "Dois rostos e o palpitar do coração.". Parabéns e obrigado

      Feliz fim-de-semana, extensível ao resto do ano 2019

      Beijos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Muito boa de facto. Salvo a redundância, gostei que a Gracinha tenha gostado.

      Bom fim-de-semana e continuação...

      Beijo

      Eliminar
  7. Olá, estimado amigo e conterrâneo!

    Foi com mto prazer, k recebi o seu comentário no meu blogue.

    Qto à sua escrita, "isso" tem a ver com a sua pessoa, o seu modo de ser e de estar, mas nos tempos k correm devemos simplificar para que os outros não se aborreçam com tanta escritura -rs. Eu tb escrevo mto, mas já escrevi mais, reconheço, todavia o k lhe digo não é em forma de censura, mas sim na qualidade de amiga e de Professora de Português.

    Os textos têm de ter parágrafos e convém, k estes não sejam mto longos que é pra gente "não perder o fio à meada".

    Já li o livro, que referiu e tb gostei bastante, mas o escritor Thomas Moore tem uma escrita mto complexa e filosófica. Já leu a Utopia, tb dele? Ficamos de "pernas para o ar" com o pensamento dele -rs).

    Reconheço k está a melhorar, ou seja parte da "complexidade" para a simplificação, mas acho k deve assentar a sua escrita a "meio". Etendeu o k eu quis dizer com isto?

    Gostou da prece, k coloquei no meu blogue? E do vídeo? Perguntas bem diretas, a que responderá, se desejar, tb com frases diretas e relativamente curtas.

    Em todos os países, se escreve mal, uns por uns motivos, outros por outros, mas em Portugal, gente licenciada, dá erros de bradar aos céus, como por exemplo: Entra-se muito bem pela porta do meio.
    Se eu entrasse naquela porta do meio, seria ótimo.

    Beijinhos e dê notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, fica também o meu cumprimento amigo e patrício!

      Aprecio muito que o meu comentário, no seu "Ausente do céu", lhe tenha sido aprazível!

      Claro, compreendo perfeitamente a observação critica da Céu com relação à minha discursivamente "looooonga" forma de escrita. De resto sou consciente "disso" por mim mesmo, mas por vezes (ainda) não o consigo evitar. Quanto ao mais considero e agradeço muito a amigável e tecnicamente abalizada apreciação critica da Céu, que jamais encarei como uma forma de censura.

      Obrigado! Pela positiva alusão à necessidade de parágrafos e curtos.

      Honra-me coincidir com o também gosto da Céu, na circunstancia face à concreta obra literário-filosófica "O sentido da Alma". Sendo que a "Utopia" de facto ainda não li, mas dado o meu gosto pelo estilo literário do autor Tomas Moore, procurarei concretizar a referencial e, para mim, grata sugestão de "Utópica" leitura da Céu, logo que se me proporcione a oportunidade _ nem que seja para conclusivamente terminar na posição de pino, de "pernas para o ar" ;-).

      Bem, pelo menos à minha maneira e/ou da minha perspectiva, creio ter entendido o que a Céu quis dizer com: "assentar a minha escrita a "meio" _ inclusive, se me é permitido generalizar e utilizar uma frase feita: "no meio está a virtude"! Resta saber se consigo "assentar nesse meio termo"!? Grato pela sugestão, em todo o caso.

      Sim gostei muito da "prece", mas se bem recordo, creio ter referido isso no comentário que fiz lá no "Ausente...". Quanto ao vídeo: uau, uau, fica a minha embevecida e grata reverência.

      Pois imagino que em todos os países se escreva bem e mal, incluindo em Portugal; já no relativo a ser gente licenciada a fazê-lo mal já é algo mais preocupante e lamentável. Salve-se que no meu caso estou muito, mesmo muito longe de ser licenciado, pelo que quiçá me sejam um pouco mais compreensíveis e/ou perdoáveis os erros, de escrita.
      Resumindo e concluindo, até por tudo o anterior, não sei até que ponto, da minha parte, estou mais próximo ou distante de "entrar muito bem pela porta do meio", mas dada a preteritamente imperfeita hipótese colocada pela Céu, a concluir o seu comentário, quero crer que seria de facto "ótimo ou óptimo" que "eu, no caso a Céu, entrasse naquela porta do meio" _ "ótimo", a mim, sai-me como erro! :-)

      Beijos, com noticiosa nota existencial.

      Eliminar
  8. Oferece-me dizer:- Também adoro ver e ouvir o " The Voice Portugal"
    .
    Feliz Ano de 2019.
    Beijinhos
    --
    » » A Imagem de um " Jardim " de uma grande cidade « «

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito me honra e apraz a coincidência de gostos relativos ao "The Voice Portugal", de entre mime a Nataline!

      Grato pela visita e pelo comentário, que em qualquer dos casos muito apreciei. Quanto a mim já estive a fazer uma breve visita pelo seu "Olhares e Deslumbres", que mesmo não tendo ainda dado para aprofundar pareceu-me como mínimo muito interessante, a ponto de já o ter adicionado à minha lista de blogues a seguir, a partir aqui do meu próprio blogue. Mas procurarei, um pouco mais tarde, fazer uma visita mais aturada e na medida do possível participar no mesmo.

      Feliz 2019, começando já por um bom primeiro final de semana

      Beijos

      Eliminar
  9. E quantos talentos, não se perderão no mais puro anonimato... é no que eu fico sempre a pensar... quando surge assim... uma grande voz, do nada... como a que nos apresentou aqui, Victor!
    Gosto imenso deste concurso, mas não tenho conseguido acompanhar esta última edição...
    Adorei a voz... e adorei a foto, que tão bem ilustra o tema, com que tão bem se iniciou por aqui, 2019!
    Muito bom, vê-lo de novo por aqui na blogosfera, Victor! Já tinha saudades!...
    Um grande abraço! Aproveitando para lhe desejar um muito feliz 2019! Com saúde, optimismo, esperança, afectos, muitos projectos concretizados, e um sem fim de motivos de alegria!...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto é certo e seguro que muitos talentos se perdem, quer ao nível vocal-musical, quer a outros níveis vitais-existenciais... sendo que também eu penso recorrentemente nisso. De resto num tempo, final dos 80's e inicio dos 90's, em que por (quase) incontornável norma na televisão e rádios só passavam vozes e músicos já consagrados _ vulgo com discos gravados e publicados _ parecendo que o talento vocal e musical começava e terminava nos mesmos. Mas tendo eu tido à altura oportunidade de trabalhar no ramo hoteleiro, a um nível em que tive oportunidade de contactar com uma multiplicidade de excelentes cantora/es e músicos em geral, que em qualquer dos casos o grande público sequer sonhava existirem; que também a partir de então nunca mais perdi a noção de que existem muitos talentos (semi-)anónimos... mais das vezes limitando-se ou quiçá elevando-se a cantar e tocar (ao vivo) em bares nocturnos... tão só por isso este tipo de programas/concursos televisivos é bom para dar a conhecer, ao grande público, potencialidades ou efectivas capacidades dalgumas pessoas, que doutra forma jamais seriam minimamente (re)conhecidas.
      Na sequência, muito me apraz e hora que a Ana tenha gostado desta minha partilha na sua globalidade, incluída a coincidência do gosto, de entre mim e a Ana, relativo ao "The Voice Portugal".
      Já as "saudades" da Ana, com relação à minha presença aqui, após minha relativamente longa ausência, lisonjeiam-me para além do que posso expressar, excepção feita a um meu muito grato e singelo: obrigado!
      Cujo no caso também eu muito aprecio a, por si só, existência da Ana Freire aqui na blogosfera, que tanto e dalgum modo até indescritivelmente mais aprecio a sua respectiva e para mim muito honrosa participação neste meu humilde e por vezes até algo sofrível, ainda que em qualquer caso também sentido e/ou genuíno espacinho virtual próprio.
      Sendo com múltipla retribuição da minha parte para com a Ana, face aos muito positivamente gratos votos da Ana para comigo, neste e para este 2019, que desde já lhe desejo um excelente primeiro final de semana do ano, subscrevendo-me por fim com um correspondente grande abraço de afecto e amizade...

      VB

      Eliminar
  10. Não vejo todos, esta voz por acaso passou-me ao loado, ainda bem que a co9locou aqui.
    Um telento que merece ser conhecido!

    Um Abraço

    Ps.Agradeço a visita que fez ao meu blog

    https://existeumolhar.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não vejo todas as emissões (semanais), ainda que na medida do possível acompanhe todas as edições (anuais) do concurso. Cujo para o caso me apraz ter sido inédita e positivamente oportuno para com a Manu, com esta minha partilha musical.

      Sendo para mim um gosto próprio visitar o seu https://existeumolhar.blogs.sapo.pt/, eu é que agradeço a sua visita aqui ao meu humilde, ainda que tanto quanto possível também genuíno espacinho virtual próprio.

      Com desejo de bom fim-de-semana

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá, Victor, eu, de novo!

    Venho retificar uma palavra no meu 2º comentário à qual falta uma letra.
    Trata-se do 5º parágrafo, linha 2. ENTENDEU o k eu quis dizer com isto?

    Dias sem nevoeiro. Aqui, não se vê um palmo desde as 18h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, de novo, Céu! Venha as vezes que positivamente achar necessárias, é, como tal, sempre muito bem-vinda.

      Pois, talvez devido à minha dislexia ou a qualquer deficiência interpretativa, de facto no relativo à falta duma letra, numa palavra da linha 2, do 5º parágrafo, do 2º comentário de facto, após procurar, não entendo o que a Céu quer dizer com "isto"!

      Por mim, desde que dentro da norma do razoável, gosto de qualquer tipo de tempo climático, inclusive e por vezes até especialmente de nevoeiro _ mas gostos não se discutem! ;-)

      Beijo

      Eliminar
    2. Olá, Victor!

      Como está? Aqui, tudo normal.

      Então, passo a explicar. No meu 2º comentário, no 5º parágrafo, linha 2, escrevi: "Etendeu o k eu quis dizer com isto? Ora, falta um "n" no verbo entender para estar a palavra correta, ou seja, ENTENDEU. Percebeu, agora?

      Sol, luz e calor, preciso!

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
    3. Olá, Céu, minha amiga!

      Pois ainda cheguei a temer fosse da minha dislexia que se agravara para níveis insuspeitáveis, mas no caso vai-me perdoar a correcção não gramatical, mas sim aritmética, pois que se como eu fiz, contarmos o cumprimento inicial da Céu para comigo nesse mesmo comentário, o respectivo engano da Céu está no sexto e não no quinto parágrafo.

      Mas isso tão pouco tinha muita importância, porque a exemplo do que uma vez disse um Senhor Doutor Juiz, amigo pessoal aqui dum meu conterrâneo: "quem sabe ler suficientemente bem, não lê os erros de quem escreve significativamente mal" _ o que neste último caso nem é em absoluto o caso da Céu, salvo que a comentar espontânea e não raro aceleradamente aqui na dimensão virtual, um dos erros mais comuns é mesmo a falta de letras nas palavras, mesmo por parte de quem, a exemplo da Céu, escreve muito bem.

      Em suma, mais uma vez, já escrevi demasiado, para no final dizer tão pouco! Cujo talvez o melhor fosse tão só dizer: _ não se preocupe com tão contextualmente pequena insignificância, porque numa primeira instância eu li perfeitamente, o ENTENDEU, mesmo sem o citado "n" _ aqui com ressalva das devidas distâncias entre mim e o citado Sr.º Dr.º Juiz :-)

      A seu devido tempo virá todo o Sol, a luz e o calor, que a Céu e todos nós necessitamos, mas de momento uns diazitos de chuva cairiam como "ouro sobre azul"!

      Continuação de bom fim-de-semana

      Beijo

      Eliminar
    4. Olá, Victor!

      Exatamente, assim. Se contarmos com o meu cumprimento inicial, já será 6º parágrafo, mas as saudações, não contam como parágrafos.

      Essa do juiz está mto boa. Gostei.

      Aguardemos o sol e os dias quentes. Os dais já estão a crescer um bocadinho. Que bom!

      Beijinho.

      Eliminar
  12. Desde já a minha sentida gratidão pelas visitas e comentários efectuada/os até ao momento, como comprovadamente acima. A que vou procurar corresponder individualmente logo mais de manhã ou pelo menos na próxima noite, em qualquer dos casos já de hoje (04/01/2019). Pois que de momento estou significativamente cansado, sem a devida disponibilidade para atentar em cada um dos vossos comentários, como devido _ de resto estou a escrever o presente tendo de voltar recorrentemente atrás para emendar e/ou evitar erros de maior. Aproveitando ainda para dizer que se não correspondo mais rápido aos comentários é porque, por um lado, não tenho opcionalmente acesso à Net no TelM (...bicho raro eu...); o que como tal e por outro lado leva a que só vos possa corresponder via PC, quando tenho suficiente disponibilidade pessoal geral para tal, por si só para aceder à Net, a partir de casa. Vomo tal, levando-me a ter de reconhecer que toda/os e cada um/a de vós me merecem mais do que de facto e pelo menos imediatamente vos dedico _ salve-se que esta minha existência virtual, no caso, aqui no Blogger, tem por princípio base um espírito essencialmente de dádiva da minha parte, o que como tal e logo à partida espero compense minimamente as minhas tardias correspondências para convosco.

    Com amigáveis beijos e abraços, a quem respectivamente correspondam

    VB

    ResponderEliminar