segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A (in)utilidade das máscaras...


...salvaguardada a beleza e a utilidade lúdica das máscaras literais, como a exposta acima.

 Por mim preferia em absoluto partilhar a foto acima pela beleza do seu conteúdo, sem mais. Mas!

... por recorrentes vezes temos de utilizar a nossa melhor "máscara", para tão só sobreviver socialmente. Ainda que aqui eu vá-a utilizar uma bela máscara, de expressão grave e com motivos musicais, como preludio para a seguinte, oportuna, partilha musical face a um dramático sucesso que, a exemplo de muitos outros idênticos ocorridos e a ocorrer nas mais diversas latitudes globais, inclusive e desde logo ocorridos recentemente em Portugal, a concreto exemplo duma dita estrada que desabou em circunstancias, humana e institucionalmente, nada abonatórias, se acaso até mesmo criminosas; enquanto algo de que em abono da verdade nenhum de nós está livre como (co-)autor, (co-)responsável e/ou vitima; mas para com o que esta última consciência de partida também nos deveria levar a tentar evitar ditos sucesso dramáticos, em especial quando afectam terceiros e pior se crianças, a mais recente e dalgum modo ainda vigente exemplo do que sucedeu trágica, dramática e fatalmente em Espanha com uma pequena criança de dois anos (Julen), como mínimo vítima da incúria humana adulta, que no limite é mesmo colectiva incúria institucional, industrial e/ou estatal. O que como tal devia, ao menos, fazer a adulta sociedade humana, no seu genérico todo, corar de vergonha e se acaso sim, colocar mesmo a sua melhor máscara para esconder a vergonha _ ainda que em casos como o aqui referido, as máscaras, pelo menos as que servem para disfarçar a incontornável realidade, sejam máscaras inúteis, porque a dor e a vergonha interior, para quem as sente, não se podem iludir, nem com a mais bela das máscaras, se acaso bem pior é com estas últimas.

VB 


http://curiosidadesp.blogspot.com/2019/01/vergonha-humana.html

13 comentários:

  1. O segundo filho que perdem no espaço de dois anos.
    Não é possível imaginar a dor.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  2. A máscara é um adorno de muitos... esconde o lado menos bom do ser humano!
    Não aprecio máscaras por não sentir a alma de um olhar e de uma expressão facial!
    Um som que exprime a dor de um coração!!! Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Assunto delicado...fico pelo preludio musical que me leva para os luxuriosos bailes de máscaras.

    Bom dia VB e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Um texto muito a propósito dos acontecimentos, meu Amigo. "As máscaras, pelo menos as que servem para disfarçar a incontornável realidade", são sempre inúteis. Gostei de o ler.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Una tragedia que ha tenido en vilo a todo el país. Ahora salta a la luz pública una gran cantidad de pozos que están en las mismas condiciones.

    Después de haber pasado esto, ha fallecido un hombre en el interior de un pozo, cuando paseaba haciendo senderismo al intentar salvar a su perro que había caído a otro pozo sin tapar.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. Por muita beleza que as máscaras tenham, elas ocultam sempre a nossa Humanidade. Um «post» cheio de sentido e de duras verdades.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Beleza de texto :))

    O nosso amigo Gil António, diz:- Palavras de amor, que " queimam" ... as palavras

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de usar máscaras, só de as contemplar, quando bonitas como esta!

    A dor bem explícita neste texto e com um tema musical bem a propósito, vem demonstrar o meu pesar pelos factos tristes que aconteceram, fruto da incúria dos que estão acima de nós e que certamente não têm capacidade para ocupar os cargos dos quais são detentores.

    Deixo o meu abraço

    ResponderEliminar
  9. A Máscara em foto é muito bonita. As máscaras que a sociedade usa diariamente por vários motivos são cínicas e feias, e não escondem a vergonha das situações que protagonizam.
    Não consigo imaginar a dor daqueles pais que perderam dois filhos de forma abrupta em tão pouco tempo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, vive-se num mundo onde as palavras, gestos e sorriso são a automatizados, é a mascara perfeita para atingir os fins, o verdadeiro carácter fica tapado pela mascara, ser enganado ou enganar faz parte do mundo onde os interesses económicos sobrepõe-se os interesse humanos.
    AG

    ResponderEliminar
  11. Muito vos agradeço a visita e os comentários, que neste último caso, mais uma vez vou deixar falar por si sós. Obrigado!
    VB

    ResponderEliminar
  12. A máscara... é o trajo habitual do viver em sociedade... em que tudo nela se disfarça... para evitar responsabilidades...
    E esta... proporcionou uma foto, muito bela e harmoniosa!...
    Lindíssimo, o contraste e as tonalidades...
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderEliminar