terça-feira, 12 de setembro de 2017

FADO



Raquel Tavares: uma voz brilhante; uma personalidade incrível; um ser cativante; uma mulher fascinante _ creio que daquelas que ou se adoram ou se detestam, porque não tem "papas na língua", nem a cantar nem a conversar!

Eu adoro a artista/cantora e admiro a pessoa/mulher. 

VB

21 comentários:

  1. Agora tudo faz sentido porque as peças do puzzle estão todas a encaixar-se!
    As fotos de Tavira... as pontes, os cadeados... as cadeiras alinhadas no anfiteatro circular... e agora o espectáculo da Raquel Tavares no passado fim de semana.
    Afinal tu és também um contador de histórias! :)

    A foto está muito bem conseguida! Parabéns!
    (também gosto de ouvir a Raquel Tavares cantar)

    Beijinhos fadistas
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem! Em grande medida pode fazer-se essa sequencial leitura. Mas já agora com introdução do curioso facto de que as fotos dos cadeados, as pontes e das cadeiras alinhadas... uma semana antes destas fotos do concerto da Raquel Tavares, derivou do facto de na minha quase permanente perdição no tempo, na minha cabeça ter antecipado em uma semana O Festival da Dieta Mediterrânica, em que actuou a Raquel e como tal ter por antecipação aproveitado para fotografar ao menos ou ao mais: os "cadeados do amor", as pontes e as cadeiras alinhadas no anfiteatro circular... o que com o meu regresso na semana seguinte _ último final de semana _ acabou resultando na sequencial feliz história em causa! ;)

      Por mim e por quem aprecia, apraz-me sempre que se goste do que aqui partilho, enquanto de minha produção própria! Obrigado!
      (as grandes vozes são sempre, mais ou menos, transversalmente apreciáveis)

      Beijos fadistas, sem demasiado fatalismo

      Eliminar
  2. Também gosto e as suas escolhas estão fantásticas! Bj

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Raquel Tavares chegou, cativou e ficou, tem uma voz maravilhosa merecedora de muito sucesso, a foto está espectacular.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, a Raquel seguramente é das que veio para ficar, com todo o merecido sucesso.
      Muito obrigado pela apreciação fotográfica
      Excelente Sexta-feira para o caro AG
      Abraço

      Eliminar
  4. As suas palavras, Victor, não poderiam traduzir melhor, aquilo que penso, desta extraordinária cantora/artista... que tem também um talento incrível para a dança... de fazer inveja a muitos profissionais desta área!
    Este vídeo... já tive ocasião de deixar por lá no meu canto, há algumas semanas atrás... e a imagem... está absolutamente extraordinária!
    Uma daquelas imagens, para se apreciar e reapreciar... Parabéns!
    Abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecia o particular talento da Raquel para a dança, mas reparei durante o espectáculo, primeiro seu a que assisti ao vivo, que em algum momento a mesma teve uns movimentos de dança tocantemente admiráveis _ mais para mim que sou pé de chumbo :), mas tenho-me por saber apreciar quem dança bem... no fundo não é necessário ser-se "musico" para se gostar e apreciar a "musica"!
      O vídeo é de facto fantástico em todo o seu conteúdo... merecedor da partilha de qualquer apreciador/a artístico-musical _ mesmo que no meu caso, por norma, eu não costume partilhar vídeos neste meu blogue, mas em alguma pontual circunstancia como esta torna-se-me senão inevitável, pelo menos aconselhável fazê-lo!
      Mais uma vez grato pela muito generosa apreciação da minha expressão fotográfica, obrigado!
      Abraço amigo
      VB

      Eliminar
  5. Olá, estimado Vítor!

    Está bem e feliz? Eu estou cansada, mas apetece-me escrever. Ai, as minhas manitas!

    Deixe elogiar a foto, que representa o nosso Alentejo, no cabeçalho da sua página do Google +. LINDA, LINDA!

    Qto à Raquel Tavares, à sua excelente voz, à sua postura mais k ereta, à sua limpa afiada e desempoeirada, pois é isso mesmo, mas deixe k lhe diga que se o companheiro for do mesmo género, temos "cena", ou amocha ele ou amocha ela, que é o menos provável. Ela faz-me lembrar atitudes da Hermínia Silva. Lembra-se? "Anda, Pacheco". Era miúda e lembro-me, tão bem!

    A foto está lindíssima e faz-me lembrar "deixa-me, mas abraça-me". Entende o meu raciocínio, que a estas horas já está a tender para Alzheimer (rs).

    Beijo e bom domingo, que é já hoje!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha estimada amiga e patrícia Céu!

      Bem, estou pelo menos encantado por toda esta grata reacção à minha fotografia, que já incluí a Céu. Ou seja que estou particularmente encantado por revê-la de novo por aqui. De resto eu também estou cansado, pois estou acordado desde cerca das oito da manhã de ontem (16) e já são 04:40h da madrugado de hoje (17), mas também me está a apetecer escrever.

      Recentemente estive para partilhar essa foto, do G+, aqui no blogue, mas ainda não o fiz e talvez o faça ou não!? Mas em qualquer caso sinto-me grato pela generosa apreciação da Céu, desde logo aprazendo-me que tenha gostado - de resto é no máximo a segunda pessoa que faz alusão a essa foto que lá está desde que tenho este blogue!

      Como disse a própria Raquel: "não tenho nenhum homem lá em casa; também quem é que atura um génio como o meu!?". Pois sim que tenho recordações da Hermínia Silva, mas não muito pormenorizadas, por exemplo não recordava que o "Anda, Pacheco" fosse dela, agradeço a rememorização!

      Mais uma vez agradeço a generosa apreciação desta segunda foto de minha autoria, que segundo raciocínio a tender para Alzheimer da Céu, é do tipo "não quero, mas quero!" :))

      Finalmente resta-me dizer que na tarde ontem faltava-me visitar três blogues, incluindo o "Ausente do Céu" quando fui interrompido; depois já só cá voltei, ao blogger, de madrugada, em que comecei por publicar e responder aos comentários pendentes aqui no meu modesto e mas auto exigente espaço, passando então de seguida e ao bater da 05:00h a visitar os blogues que deixei pendentes durante a tarde anterior. Seja que mais minuto menos minuto estou em Ausente do Céu! ;)

      Bom Domingo para a Céu

      Beijo desde a planície :)

      Eliminar
    2. Boa tarde, meu querido amigo Vítor!

      Ai, que bom! Eu sou tão mimada! Filha única, o que se espera? Não, neta única, mas foi como se fosse. O avô João, do lado materno, só tinha olhos para a sua princesinha, eu. E já agora, e como as conversas são como as cerejas, vou contar-lhe um episódio engraçado. O meu avô discutiu com a minha mãe, recentemente casada, devido ao facto do meu pai ser um menino da mamã, que nunca trabalhou, pke o pai dele era feitor, só sabia andar em boas e potentes motas e em noitadas. Pura verdade! Ora, a minha mãe não gostou de ouvir e ousou responder-lhe "à letra". Deu-se mal, pke levou um sopapo de todo o tamanho, em plena rua e já tinha 25/26 anos. Ficaram zangados, mas sempre que se encontravam a minha mãe saudava-o e ele respondia, entre dentes. Entretanto, eu nasci, em casa, por sinal, pke ao lado da casa dos meus pais vivia um obstetra, o Dr. Motta, que a conhecia desde criança e foi ele quem fez o parto com a ajuda de uma tia minha k era enfermeira. Eu era esperada em finais de Agosto, mas o médico estava no Algarve de férias, portanto, o coração de toda a família, incluindo o do avô, estava mto apertadinho, mas eu como sempre fui mto bem mandada, nasci nos primeiros dias de setembro, a 02, e o médico já tinha regressado. Qdo uma das minhas tias disse ao avô que as águas da minha mãe tinham rebentado (eu não entendo nada disto, pke não tenho filhos, por opção e felizmente, tb. (Quis/quero ser a "Rainha da Noite", como alguém já me chamou, já me disse. Parvoíces), e o meu avô "prantou-se" na cozinha, em casa dos meus pais, k era grande, esperando o meu nascimento e nem uma palavra ao meu pai. Qdo decidi vir ao mundo, chorei pouco, mas o médico deu-me duas ou três palmadas bem fortes e aí berrei, mas depois fiquei mto mansa. A minha mãe, já de cabeça levantada, disse: ai, Sr. Dr. não lhe bata (rs)! E foi nessa altura que o avô entrou no quarto e quis pegar em mim ao colo e levar-me pra casa dele. Evidente que lhe foi explicado (como se ele não soubesse!!!!) que não poderia ser logo, só que a menina era "só" dele, disse (rs). Beijou a minha mãe e vice-versa e abraçaram-se. Pazes feitas, devido a mim.

      Tantas horas sem dormir, Vítor? Anda preocupado ou com os sonos trocados (rs)? Faça e durma no horário, que pretender, desde k isso não prejudique a sua saúde.

      Acho k deve pôr esta foto no G+. Tem charme, representa talento e é mto apelativa e sensorial. As pessoas não reparam em quase nada e se raparam dá trabalho estar a escrever, pke toma lá um comentário e dá cá outro. Eu não tenho passado pelo seu blog pke tenho tido e ainda tenho a casa em obras e só posto uma vez por mês, devido às minhas manitas (fui operada há 2 anos, à mão dta. por Contratura de Dupuytren e dedo em nexo (gatilho) e tenho de a poupar (ai, eu escrevo tanto)! Bem, vou continuar a converse, já de seguida, pke não sei se não ultrapassei o nº de palavras permitidas. Até já!.

      Eliminar
    3. Pois, vê como a Raquel se conhece bem? Aliás, quem está de fora, vê que ela tem "pelo na venta" e k tem de ser um mansinho para fazer parelha com ela, quer por uns dias, meses ou anos.

      Dança mto bem, dança, e até participou num programa de televisão, na RTP, que não lembro o nome, mas o Marco de Camillis é quem os ensaiava. Lembra-se?

      Não se lembra? Ela dizia sempre essa expressão no Natal dos Hospitais e não só. E o Pacheco, que era um dos guitarristas dela, sorria, tocava mais depressa e nos lábios, um sorriso mto meigo e cúmplice. Enqto ele tocava, ela cantarolava, apenas. Veja um vídeo, se pretender, onde pode apreciar o estilo daquela mulher bairrista.

      Não tem nada que agradecer, pke qdo eu gostar menos tb lhe digo. Eu gosto das opiniões dos outros e que me apontem falhas. Assim, melhoro. E eu já as tenho cometido, logicamente. Por exemplo: ouço e leio mto há 2, 3, 4, etc. anos ou há tempos anos atrás. Ora, se há, só pode ser passado, portanto atrás. Não se pode dizer, há dois anos à frente. Enfim, pleonasmos, que usamos e nem damos conta.

      Pois, é isso mesmo. Não quero, mas quero. É um estado de espírito mto vulgar em mim. "Coisas"!

      Tem toda a razão, aliás, quem faz a afirmação é um homem: os homens são uns "dorminhocos", sobretudo depois da barriguinha cheia (rs).

      Grata pela sua visita e tão agradável comentário. Volte sempre!

      Beijos e bom domingo.

      Eliminar
    4. Boa noite, já no final da noite de dezoito para dezanove!

      Estimada amiga Céu! Da minha parte até poderia responder duma forma muito mais descritiva ao seu primeiro (longo) parágrafo, excluído claro o parágrafo, por sinal muito querido, do cumprimento inicial; mas como eu também tenho tendência para me alargar na (conversa) escrita, prefiro resumir dizendo: salvo o lamentável episódio inicial de entre a sua mãe e o seu avô materno, mas em conclusão até também por isso, é bonita essa história relacionada com o nascimento da Céu!

      Umas vezes por preocupação, outras por sono trocado, outras sei lá, porque sim!!! :) Mas em resumo creio que sempre com salutar resultado final!

      Particular gratidão pela muito generosa apreciação da foto de capa do G+, que inclusive deixei algures em suspenso nos rascunhos aqui do blogue, pode que um destes dias volte à mesma e a publique de vez, aqui no blogue! E na sequência devo lamentar a vertente sanitária das mãos da Céu, desejo as melhoras ou que dada a origem do problema que pelo menos não vá-a em pior.

      ...continuando! :)

      Bem! Quanto à Raquel, não tem necessariamente de ser "um mansinho", pois como para qualquer caso de verdadeiro Amor _ seja lá o que isso seja _ da minha perspectiva tem de ser entre personalidades que encaixem perfeitamente, o que no caso pode ou não coincidir com "um mansinho", mas em último caso, se calhar é o mais provável!!!

      Por acaso vi alguns dos programas de dança da RTP, com o Marco de Camillis como tutor de dança, mas neste caso não sei se é a minha traiçoeira memória ou se eu não assisti aquele em que participou a Raquel, pois que de facto não me recordo.

      Já no caso da Hermínia, a dica da Céu trouxe-me à memória o dito "Anda, Pacheco", inclusive na televisão, que de resto foi a via pela qual conheci a, sui generis, Hermínia Silva.

      Sim! Mas eu agradeço até as criticas menos boas, desde que construtivas! De resto como diz a Céu "Eu gosto das opiniões dos outros e que me apontam falhas. Assim, melhoro.". Pois claro, todos comentemos falhas, duma ou doutra forma, num ou noutro momento e com relação a isto ou aquilo outro, inclusive ao nível dos pleonasmos, como o "descer para baixo" ou o "subir para cima"!!! _ é fatal como o destino, por curiosidade, neste caso numa toada muito fadista! :)

      ..."Coisas" _ da vida, digo eu!

      Pois é: papo cheio, meia volta e a dormir! :))

      O prazer de meu Ausentar no Céu da Céu é meu, por isso quem agradece o seu Ausente do Céu sou eu _ e agora, para minha própria cultura, a ver se a Céu consegue qualificar gramaticalmente esta minha última frase!?

      Beijos e excelente semana já em vigor.

      Eliminar
    5. Olá, Vítor!

      Ainda bem, que está tudo sobre rodas.

      Pois, não tem de ser "um mansinho", mas tem de ser alguém que entenda a forma de ser dela e normalmente, os opostos atraem-se.

      Eu gosto que me corrijam, pke aprendo e aprender é uma ação vasta e bonita.

      Bem, vamos lá a ver como me saio desta!

      Beijos - substantivo ou nome comum concreto, do género masculino, número plural.

      e - conjunção coordenativa copulativa.

      excelente - adjetivo qualificativo.

      semana - substantivo ou nome comum abstrato, do género feminino e número singular.

      já - advérbio de tempo.

      em - preposição simples.

      vigor - substantivo ou nome comum abstrato, do género masculino, número singular.

      Aguardo a classificação.

      Beijos e resto de boa semana.

      Eliminar
    6. Olá, minha amiga Céu!

      Pois umas "rodas" com um furo ou outro, mas que vão rodando... :)

      Sem dúvida que os opostos se atraem, mas também quando chocam de frente pode repelir-se veementemente _ senão repare-se nos pólos eléctricos, que quando devidamente conjugados dão lugar aquilo que nos permite estar aqui a interagir virtual/electronicamente, mas que quando chocam de frente dá faísca da grossa!

      Claro! Que nos critiquem e corrijam positivamente é um acto gratificante

      Bem, eu referia-me a qualificar a frase anterior e no seu todo, mas a Céu qualificou a seguinte e última palavra por palavra _ por certo não me fiz entender, mas agradeço na mesma o que de resto foi uma muito compartamentadamente completa classificação!

      Beijos para a Céu e que o resto da semana lhe seja gratificante.

      Eliminar
    7. Olá, Vítor!

      Eu, sempre fora de horas, mas o dia só tem 24 (rs).
      Pois, não entendi e como disse qualificar gramaticalmente, zás, "fugiu-me o pé pra dança".

      Se quer que eu analise a sua frase, semanticamente, qto ao sentido dela, isso é outra história, e posso acrescentar que terminou com chave de ouro e com vigor (rs).

      Agradeço a classificação dada, mas tb era melhor eu não saber do métier.

      Beijos e boas madrugadas!

      Eliminar
    8. Boa noite, Céu!

      Pois eu normalmente também venho aqui muito fora de horas...
      De facto cometi um erro que foi confundir gramaticalmente com semanticamente _ coisa de "linguista" por auto didáctica vocação ou acima de tudo por necessidade mais directamente prática e imediata do que teórica e de fundo, sem tão pouco prejuízo desta! Sentindo-me grato pela "áurea" e "vigorosa" qualificação do final da minha frase :)

      Não tem de agradecer, mas também não entendo o porquê de que "seria melhor não saber do métier"!?

      Beijos e todo um excelente Outono que já entrou.
      VB

      Eliminar
  6. Olá, querido amigo!

    Ora, aí vem a notívaga (rs)!

    Acontece. Sem problemas. Eu é k não devo confundir.

    Eu explico: sou licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, ou seja, Língua Portuguesa, e tb licenciada em História, portanto, lapsos não são admissíveis, mas pode acontecer.

    Beijos, bom domingo e como detesto o outono!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Céu!

      Como vê hoje vim mais cedo, ainda de dia. :))

      Obrigado pela compreensão, de entre a linguista por Superior Formação que é a Céu e o "linguista" de circunstancia que sou eu!

      Pois eu já havia entendido que a Céu é licenciada em Línguas, não me recordava bem era da vertente de Literaturas Modernas, mas em suma e como tão bem diz a Céu, em Língua Portuguesa, e também em História. Dai compreender eu também agora, pelas palavras da própria Céu da inadmissibilidade dum seu erro linguístico, o que me leva ainda a entender e até a concordar com a sua auto exigência ao respeito, em que como tal e se quando humano acaso surge um erro ser dalgum modo preferível, por assim dizer, não passar dum mero linguista de circunstancia como eu que não entendo, verdadeira e profundamente, de facto do "metier", logo e como tal tenho sempre um pouco mais de margem de erro _ ainda que eu tão pouco deixe de ser, mais das vezes e à minha medida, extremamente exigente comigo mesmo dum modo geral, incluindo o nível linguístico em particular.

      Beijos, minha amiga, com votos de resto de bom Domingo extensível a uma boa semana quase a entrar; sendo que se eu tiver oportunidade, mais cedo ou mais tarde vou procurar trazer(-lhe) aqui bons motivos fotográficos para senão adorar, pelo menos para não detestar o Outono ;) VB

      Eliminar